Programa Saúde na Escola no Retiro - Foto: Elsson Campos

A Escola Municipalizada Retiro, no bairro de mesmo nome, promoveu na manhã desta segunda-feira (27/05), um encontro com pais de alunos e moradores do entorno sobre o Programa Saúde na Escola.

Este é o segundo encontro que a escola promove no ano e, além das atividades de auriculoterapia e exercícios de alongamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), foi abordado também a violência doméstica, com trocas de experiências entre os participantes e com orientações de Luciana Pireda, coordenadora de Políticas para as Mulheres.

“Maricá assinou em 2009 um pacto nacional de enfrentamento da violência contra a mulher. Aqui temos instituições que apoiam mulheres vítimas de violência em casa e temos casos até de mulheres que se mudaram, com os filhos, da cidade, ficando em abrigos e casas de acolhimento em outro município, longe do agressor”, disse.

Na direção da escola há mais de 15 anos, Adriana Ribeiro é uma referência para pais de alunos e moradores do entorno da escola. Ela conta que costuma promover este tipo de encontro conforme percebe a necessidade de discutir certos assuntos com a família.

“Há pouco tempo tivemos uma campanha de combate ao abuso sexual infantil e também já falamos sobre o bullying, uso de drogas, álcool e violência física, discutindo isso dentro de sala de aula com eles e culminando com o encontro da família aqui na escola. Todo bimestre nos reunimos com as famílias e temos a oportunidade de ter essa troca que, além de prestar contas e notas dos alunos, temos a oportunidade de ouvir as demandas deles, fazendo uma ponte com a Prefeitura”, disse Adriana.

Valéria Cristina Silva, mãe do aluno do quinto ano, Victor Hugo, de 10 anos, elogiou a atitude da escola em promover estes encontros.

“A diretora Adriana é como uma mãe para os alunos e noto a preocupação dela com o bem estar dos alunos e das famílias. Fico muito feliz que meu filho tenha a oportunidade de estudar aqui e sempre que tem alguma atividade procuro participar e incentivar os profissionais que promovem estes encontros”, elogiou.

Uma ponte da Prefeitura com a escola se deu, também, através do Programa Esporte Presente, onde os pais puderam conhecer as atividades que o Programa oferece e que é uma demanda da comunidade.

“A gente traz para as escolas a informação de como funciona o projeto, quais atividades desenvolvemos e esperamos, em breve, estar aqui no Retiro trazendo mais qualidade de vida a todos, no espaço disponibilizado pela escola”, disse Henrique Santos, coordenador do Programa Esporte Presente em Itapeba e no Centro Esportivo Unificado (CEU).