Atividades na praça central nos 205 anos de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

Diversas atividades foram oferecidas gratuitamente na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel no último domingo (26/05), dia no qual Maricá completou 205 anos de emancipação político-administrativa. Serviços de saúde, como Hiperdia, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, recreação infantil, doação de mudas foram algumas das atrações disponibilizadas para a população.

“Foi uma manhã muito especial. A criançada e a juventude compartilharam de espaços bacanas. As secretarias estão presentes, atendendo e resolvendo demandas da população. Um dia de interação e de trabalho porque Maricá merece esse dia festivo comemorando 205 anos e, acima de tudo, o futuro da cidade”, declarou o prefeito o prefeito da cidade, Fabiano Horta.

Na área da saúde, o programa Hiperdia e Diabetes ofereceu dicas de alimentação saudável, aferição de pressão arterial e da taxa de glicose. Liana dos Santos, de 61 anos, moradora de Itapeba, disse que não poderia deixar de prestigiar o evento.

”Hoje não podia perder a oportunidade de verificar minha pressão”, disse. Moradoras do Flamengo, Giselle Salgueiro, 36 anos, e sua filha Mirella Salgueiro, também conferiram os serviços de Saúde. “Minha filha tem princípio de diabetes e sempre tenho que acompanhar. Agora mesmo sem ter tomado café, a glicose dela já está alterada”, disse a mãe, que prestigia a festa pelo primeiro ano.

O serviço de saúde bucal ofereceu orientações de escovação, aplicação de flúor, distribuição de 600 Kits (pasta, escova e fio dental), evidenciaçäo de placa bacteriana e atendimento na unidade móvel para remoção de tártaro, limpeza, resina, curativo, acesso e restauração.

O morador de Itaipuaçu, Gladson Gonçalves, de 37 anos, trabalha como manobrista no Rio de Janeiro e disse que não consegue ir ao dentista.

“Fica bem complicado por falta de tempo e de dinheiro. Não imaginava encontrar uma estrutura como essa. Adorei o atendimento”, destacou o manobrista que realizou a restauração dos dentes e foi encaminhado para tratamento ortodôntico gratuito para correção de posicionamento dentário no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Boqueirão. “Esse tratamento completo custaria mais de quarto mil reais. Não teria como fazer se não fosse de graça”, acrescentou.

Quem também ficou muito surpresa com os atendimentos foi Iracema dos Santos, de 43 anos. Ela e sua filha Ianny Micaelly dos Santos, de 10 anos, moravam no Sergipe e há quatro meses se mudaram para Maricá.

“Essa é a primeira vez que participo do aniversário da cidade e estou deslumbrada com a quantidade de serviços oferecidos. Maricá está de parabéns por tratar tão bem seu povo e por acolher com os braços abertos quem chega”, destacou a sergipana.

Sua filha, Ianny aproveitou para aprender dicas de escovação. “Achei muito legal. Não sabia escovar os dentes correntemente. Usava muito força, mas a dentista me explicou que não precisa. Agora passarei a fazer certo para não ter cáries”, salientou a menina, que estuda na E. M. Carlos Magno Legentil Mattos.

A Secretaria de Trabalho ofereceu uma demonstração do curso de pizzaiolo realizado a partir da contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no polo de Inoã. Os próprios alunos do curso colocaram a mão na massa e ensinaram o público o preparo da pizza. E, ainda, permitiam a degustação da pizza feito por eles mesmos.

O secretário de Trabalho, Frank Costa, destacou a importância da ação para divulgar os 56 cursos gratuitos oferecidos através do Senai e do Sesc. “Nossa missão é formar o cidadão para que ele possa ampliar seus conhecimentos e buscar qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho”, declarou.

Silvia Vitorino, de 64 anos, moradora do Marques, participou da palestra na carreta do Senai e está ansiosa para se inscrever numa futura turma. “Adorei o pouco que ouvi e me interessei em participar para aprender como fazer pizza. Nunca fiz, mas da forma que o professor explicou, não me pareceu complicado”, destacou.

A doméstica Marisa Dias, de 63 anos, já tem prática em preparar a massa, mas disse que não sabia que tinha que usar uma massa especial. “Conhecimento nunca é demais. Usando a massa certa, tenho a certeza de que minha pizza ficará mais saborosa”, explicou.

O gerente geral de negócios da Firjan, Sesi e Senai, Carlos Magno  Lucas, ressaltou que essa parceria com a prefeitura reforça o comprometimento de empregabilidade ao levar conhecimento para a sociedade. “Pretendemos continuar com essa parceria de sucesso com a prefeitura visto que ações como essa contribuem diretamente para melhorar o impacto social e beneficia o desenvolvimento econômico da região fluminense”, explicou.

Cidade Sustentável

O programa Maricá + Verde, da secretaria Cidade Sustentável, ofereceu 350 mudas de plantas como aroeira, pata-de-vaca, ipê amarelo, rosa e branco, algodão-da-praia, palmeirinhas e tento carolina. O secretario Helter Ferreira disse que inicialmente foram disponibilizadas 205 mudas para simbolizar a data, mas devido à grande procura foram disponibilizadas mais mudas.

“Queremos dar a oportunidade à população de contribuir com o meio ambiente da cidade”, destacou o secretário. Segundo ele, o ipê é uma das espécies mais procuradas por causa da beleza e sombra que proporciona. “Nossas mudas são próprias para arborização não prejudicando as calçadas e o solo”, acrescentou.

Maria Nazaré de Souza Santos, de 70 anos, moradora do bairro Amizade, aproveitou para pegar uma muda de pata-de-vaca. “Há uns três meses ganhei daqui mesmo do programa uma muda de ipê. Plantei e já está crescendo. Eu adoro mexer com a terra e ter esse contato direto com a natureza”, falou.

Fernando Silva, de 55 anos, participou pela primeira vez do programa e adorou a iniciativa da prefeitura. “Esse programa é maravilhoso. Estou levando uma muda de aroeira e de ipê para plantar na frente da minha casa. Se somente desmatarmos nossas florestas, como iremos fazer para respirar. Temos que buscar crescer e desenvolver, mas não podemos nos esquecer do meio ambiente que nos cerca”, declarou.

Esportes

Muitas brincadeiras como basquete, escalada, pula-pula, mini badminton, mini tênis de mesa e tobogã fizeram a festa da criançada numa parceira entre a secretaria de Esporte e Lazer e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, destacou a importância de ações na praça como forma de resgatar a essência da criança.

“Hoje, estão todos voltados para a era tecnológica e isso faz com que as nossas crianças não brinquem mais. A nossa proposta é por meio do projeto “Esporte na Praça” oferecer as mais diversas opções de lazer com aquelas brincadeiras tradicionais para a criança ser criança”, declarou.

Marcos Vinícius dos Santos, de 40 anos, trouxe suas duas filhas, Beatriz dos Santos, de sete anos, e Maria Catarina dos Santos, de oito anos, para brincarem. “Muito legal poder oferecer um dia completo de lazer a elas. Um espaço formidável com diversas atrações gratuitas. Elas estão muito alegres”, destacou o pai.

Quem também voltou a ser criança foi o manobrista Fábio de Oliveira, de 39 anos, morador de Jaconé. “Participei do basquete e da recreação e estou adorando poder brincar e me divertir. A prefeitura está de parabéns por realizar essa linda festa”, salientou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here