Ação social na Praça Orlando de Barros - Foto: Elsson Campos

Como fruto do programa Passaporte Universitário, do qual é uma das instituições participantes, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) ofereceu nesta quarta-feira (22/05) diversos serviços gratuitos na Praça Orlando de Barros Pimentel, numa parceria com as secretarias de Educação e Saúde.

Avaliação de saúde dental, postural, aferição de pressão arterial, vacinação contra gripe, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, sobre dengue e câncer foram algumas das ações prestadas pelos alunos da Unifeso, orientados pelos professores.

Uma dessas alunas do curso de Fisioterapia, Marina Rosa Lessa, de 18 anos, é de Maricá, e beneficiária do programa Passaporte Universitário por meio de bolsa de ensino integral.

“É uma honra poder estar na minha cidade retribuindo a ela o que estou aprendendo. O programa foi uma oportunidade única. Nunca pensei em fazer uma faculdade particular e hoje estou concretizando um sonho”, destacou a aluna que, por causa dos estudos está morando com os avós em Teresópolis, mas seus pais continuam morando em Corderinho.

Outra pessoa atendida pela aluna foi Erotides Maria Alves, de 74 anos, moradora de Itapeba. “Ela será uma excelente profissional. Muito atenciosa. Adorei participar dessa ação”, disse a cozinheira que fez atendimento clínico e postural. “Nasci com um desvio de coluna e, por isso, não brinco com a minha saúde e sempre que posso busco orientações para me manter saudável”, salientou.

Além de receber atendimento odontológico e fisioterapêutico, a aluna do 9º ano da E. M. Clério Boechat de Oliveira, Letícia Coutinho, de 14 anos, considerou o evento uma grande oportunidade para escolher a carreira que pretende seguir.

“Aqui conheci um pouco da atuação de diversas profissões. E, hoje, tenha a certeza de que quero seguir na área médica, ainda em dúvida se odontologia ou fisioterapia. E, isso, somente será possível graças ao Passaporte Universitário”, destacou.

As alunas do 9º ano da E. M. João Bezerra, Ana Carolina Rezende e Vitória Gabriela Coelho, ambas de 14 anos, aproveitaram para receber dicas de escovação com a equipe da odontologia.

“Não sabia que tínhamos que escovar as bochechas e nem fazer movimentos circulares com a escova. Muito legal esse tipo de ação que oferece um pouco de tudo e nos permite ampliar nosso conhecimento”, disse Vitória.

Já a aluna do 9º ano da E. M. Clério Boechat de Oliveira, Bárbara Christina Vieira, de 14 anos, se interessou em visitar o estande Impostômetro.

“Não tinha noção de quanto pagamos de imposto em cada produto. E também não sabia que parte desse dinheiro é direcionada para investimentos nas áreas da Saúde e Educação”, declarou.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da Unifeso, José Feres Miranda, destacou a importância da ação. “Estamos oferecendo uma demonstração dos diversos cursos oferecidos pela Unifeso, que é uma referência regional, destacando o diferencial da instituição que direciona seu olhar para a sociedade com foco na integração, ensino, trabalho e cidadania”, declarou o Pró-Reitor, acrescentando que já foram realizadas ações semelhantes a essa em Nova Friburgo, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, com uma média de mil atendimentos em cada localidade.

Presente ao evento a secretaria de Educação, Adriana Luiza da Costa, visitou todos os estandes e explicou a importância da parceria.

“Estamos oferecendo diversos serviços gratuitos para população e é excelente poder ver nossos estudantes em ação, mostrando o que estão aprendendo. É ver na prática o sucesso do programa Bilhete Universitário”, afirmou.

Também participando, a secretaria de Saúde, Simone Costa, destacou a importância da integração entre as secretarias e o centro universitário. “É excelente termos nossas ações atuando de forma conjunta em prol da saúde da nossa população”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here