Reuniões preparatórias para conferência - Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Enfrentamento à Dependência Química e ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas de Maricá (Comad), com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizará, na quarta-feira (06/11) e quinta-feira (07/11), das 8h às 17h, a “V Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas”.

O evento acontece na escola CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, com o tema “A importância da participação popular na construção das políticas públicas sobre drogas nos bairros de Maricá”. Até lá, serão realizadas pré-conferências em vários bairros da cidade.

Palestras, programações culturais, deliberações, atividades e reinserção social farão parte da conferência. Na programação está prevista a eleição dos conselheiros, representantes da sociedade civil no COMAD, órgão que tem orientação do governo federal e que coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social de atendidos com maior participação dos movimentos comunitários.

O Conselho é formado por 14 representantes do Executivo e 14 representantes da sociedade civil, escolhidos pela população maricaense e órgãos não governamentais.

Os conselheiros organizaram pré-conferências para incentivar a participação da população na conferência, além de levantar, junto aos diferentes territórios, as demandas e propostas para uma melhoria na comunidade em que vivem.

A primeira Pré-Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas foi realizada no sábado (18/05), na E.M. Marcus Vinicius Caetano Santana, no bairro da Amizade, com a participação da diretora geral e adjunta, Edna França e Denise Pinheiro.

Os membros do Comad, com apoio da Secretaria de Assistência Social, formaram uma roda de conversa com representantes das instituições presentes (CAPS-AD, Educação, CRAS e SAPAD) e uma representante da sociedade civil para debater sugestões para o dia da conferência.

Ao final, foi deliberada a proposta para a V Conferência que prevê o fortalecimento territorial de rede, com o desenvolvimento de ações intersetoriais (secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança, entre outras.) para criar agendas e promover o conhecimento popular dos serviços. O objetivo é o de fortalecero a rede local e territorial.

Pré- Conferências Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas agendadas em Maricá:

– Dia 30 de maio (8h) – Barra de Zacarias, na E.M. Barra de Zacarias. Endereço: Rua Jerônimo Marques Monteiro, lote 16, Quadra s/nº;

– Dia 28 de junho (9h) – Recanto de Itaipuaçu, na E.M Mata Atlântica. Endereço: Rua 4.

– Dia 29 de junho (9h) – Boqueirão, na Maurício Antunes.

– Dia 6 de julho (9h) – Bananal, na E.M. Amanda Pena de A. Soares. Endereço: Estrada de Ponta Negra, 118, Bananal.

– 22 de agosto (9h) – Jardim Atlântico (Itaipuaçu), na Escola Marquês de Maricá. Endereço: Rua 36.

– 30 de agosto (9h) – Centro de Maricá, no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel. Endereço: Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro.