Qualificação de motoristas do transporte escolar - Foto: Marcos Fabricio

Com o objeto de qualificar e valorizar os profissionais responsáveis pelo transporte dos alunos da rede municipal de Maricá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado (18/05), na Faculdade Maricá, no Centro, o “I Encontro de Aperfeiçoamento dos Profissionais do Transporte Escolar Municipal”.

De acordo com Natália Coutinho, responsável pelo núcleo de formação dos profissionais de Educação, aproximadamente 40 motoristas de ônibus escolares participaram do encontro.

“A proposta da Secretaria de Educação é que ao longo do ano outros encontros aconteçam, inclusive com formações para os demais setores”, afirmou Natália.

“A secretaria vem buscando trabalhar cada vez mais a necessidade da formação continuada e permanente dos profissionais que atuam nos mais diversos setores da educação municipal, desde as merendeiras, profissionais de apoio, professores, entre outros. E, neste primeiro momento decidimos fazer uma formação em parceria com a gerência de transportes da Educação”, detalhou Natália.

Segundo Luiz Rogério, gerente de transporte da Secretaria de Educação e responsável pela frota do transporte escolar do município, a palavra de ordem é qualificar.

“Sem qualificação nenhum trabalho evolui, nada funciona. Não adianta ter uma boa estrutura se os nossos profissionais não passam por treinamentos continuados, por reciclagens e é justamente isso que estamos fazendo aqui hoje. Estamos qualificando para atender melhor a nossa população e também para valorizar os nossos profissionais”, explicou Luiz Rogério.

Atuando como motorista na Educação há 6 anos, Silverino Pedro Filho, de 51 anos, aprovou o treinamento. “O curso é maravilhoso porque nos qualifica enquanto profissionais e nos ensina como se comportar nas mais diversas situações, afinal, quanto mais qualificação tivermos mais bem preparados estaremos para desempenhar nossa atividade, até porque, trabalhamos com vidas, trabalhamos com crianças e iniciativas como essa nos deixam ainda mais seguros para transportar os alunos do município”, avaliou Silverino.