Curso "Ambiente e Sociedade" na Emar - Foto: Michel Monteiro

Promovido pela Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR), em parceria com a Secretaria de Economia Solidaria, o curso “Ambiente e Sociedade” teve início nesta quinta-feira (16/05), com o objetivo de levar reflexões sobre as relações sociais com o ambiente natural para 30 jovens, que irão atuar como educadores no projeto Mumbuca Futuro.

Com aulas presenciais e apoio de conteúdo online, a instrução também explora questões práticas da gestão municipal, a relação do servidor público com os munícipes e diferentes componentes do território municipal.  “Ao todo, serão seis encontros com uma carga horária de 20h. A parte presencial acontece na EMAR e a online através do site da prefeitura. Toda a parte de apoio de conteúdo do curso será realizada através da plataforma online, onde os alunos encontrarão fóruns de questões, testes e textos para estudo”, explicou o gestor de TI da plataforma de ensino à distância da EMAR, Bruno Souza.

De acordo com o Evandro Sathler, que é doutor na área ambiental, as aulas instigam as pessoas a pensar sobre o ser o humano e o ambiente nas suas relações cotidianas. “Maricá é um município que tem 62% do seu território protegido, e isso gera muitos conflitos, porque há uma pressão sobre a questão da ocupação destes espaços. O que tentamos fazer através do curso, é incorporar estas questões no cotidiano dos alunos, para que eles levem isto para as funções que irão desempenhar”, ressaltou Evandro.

Formado em história, o educador popular Thiago Souza Cardoso de Freitas, que fará parte do projeto Mumbuca Futuro, vê no curso uma oportunidade para aprender mais sobre a sociedade e o seu desenvolvimento. “Acho que após estas aulas vamos conseguir ter um novo olhar dos alunos com quem vamos trabalhar, entender a realidade deles a partir da sociedade onde vivem. Esta formação nos dará um rumo para lhe dar com estes jovens, e por isso considero tão especial”, disse Thiago.

Segundo a diretora da EMAR, Maria Inez Pucello, a escola tem dialogado com diferentes setores da administração. “Vários cursos vêm sendo ministrados nas instalações da escola, inclusive em período noturno. As instalações são pequenas em vista da crescente demanda por espaço para cursos, reuniões e eventos, ainda assim, tudo acaba dando certo. Nossa agenda está lotada até dezembro, e a população tem valorizado a EMAR”, finalizou Inez.