Asfalto em ruas de Itaipuaçu - Foto: Marcos Fabricio

Uma série de intervenções da Prefeitura de Maricá vem trazendo melhorias às ruas de Jacaroá desde os primeiros meses deste ano. Nesta semana, a pavimentação chega a vias da parte alta do bairro como a Rua Thomaz da Cunha Bastos (antiga Rua 70), conhecida como “ladeira dos pescadores”. Na mesma localidade, outras três ruas estão sendo preparadas para também receber um novo piso. São elas: 66, 69 e 72.

Equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) atuaram nesta terça-feira (14/05) na esquina da antiga Rua 70 com a 69, onde é feita a “imprimação” (pré-asfalto). “Já perdi pneu de carro em buracos na rua, era difícil subir aqui por causa disso. Mas agora não vai ter mais”, comemorou o aposentado Natalino Nascimento, de 69 anos.

No fim de abril, tinham sido contempladas com novo asfalto as ruas Congo, João Vidal e Augustinho Ferreira Ribeiro, que ficam próximas à lagoa.

Em outro ponto do bairro, novos espaços de lazer que incluem áreas para vôlei e futebol de areia, aparelhos de ginástica e brinquedos para crianças já estavam disponíveis desde dezembro às margens da Rua Diógenes Paula Costa.

Equipes da Somar seguem preparando novas calçadas de ambos os lados da via (com um gramado no lado da lagoa) e também iluminação, além da pavimentação da Rua 77, na parte alta do bairro.

Asfalto em Itaipuaçu

Teve mais pavimentação também em Itaipuaçu, em dois pontos diferentes do loteamento Jardim Atlântico. Na parte central, a Rua 55 recebeu o asfaltamento, enquanto na parte leste uma das equipes atuou na Rua 78, no trecho entre as ruas 32 e 33.

O trabalho deixou satisfeitos moradores como o empresário Álvaro Matos, de 65 anos, dono de uma pousada na localidade.

“Por causa da lama na rua, cheguei a ficar dois dias sem sair de casa e até perdi alguns clientes. A rua é um complemento de nossa casa, como um cartão de visita, e a melhoria é sempre bem vinda”, observou.

Em Inoã, a preparação da nova passagem de pedestres junto à rodovia RJ-106 teve mais um avanço. Operários instalaram um sistema de escoamento de águas pluviais da pista da estrada, que inclui a montagem de um bueiro.

A equipe segue na colocação das peças de meio-fio junto à grade de proteção no mesmo nível da pista para, em seguida, concretarem o leito da calçada. Antes desta etapa, foi instalada uma rede de drenagem sob o local da passagem, com cerca de 120 metros de extensão e utilizando manilhas de 600 centímetros.