Curso da Defesa Civil em Inoã - Foto: Clarildo Menezes

Aproximadamente de 150 alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, participaram nesta quinta-feira (09/05) da aula prática de encerramento do curso de “Formação de Núcleos Comunitários de Proteção e defesa Civil” (Nupedc/EJA).

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, a iniciativa que teve início na última segunda-feira (06/05), buscou capacitar os estudantes no que diz respeito a percepção de risco abordando temas como primeiros socorros e combate a incêndios com atividades teóricas e práticas.

Com participação do Corpo de Bombeiros de Maricá a aula prática de encerramento do Nupedc/EJA possibilitou que os alunos vivenciassem experiências como simulação de incêndio, situações de controle de pânico e combate a incêndio.

Tudo isso para que os jovens tivessem a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida nos dias anteriores.

“As informações a respeito do suporte básico de vida passadas neste curso é algo que todo cidadão deveria ter o direito de conhecer”, alertou coordenador de projetos institucionais da pasta, major Wellington Silva.

“Por isso, trouxemos para esses jovens questões que lhes permitem auxiliar minimamente não apenas o seu familiar, mas também a sua comunidade, como por exemplo, realizar uma massagem cardíaca, além de outros procedimentos simples que podem salvar vidas”, explicou.

Ainda segundo o major Wellington, outro ponto positivo do curso é que esses alunos saem desse treinamento como verdadeiros multiplicadores de informação.

“Tendo em vista que estamos em uma estrutura escolar a situação em que os alunos mais se identificam é referente a como combater um incêndio e nesse aspecto todos a partir de agora são multiplicadores e não tenho dúvidas de que levarão esse conhecimento para seus familiares, amigos e comunidade”, destacou o major.

“Essa é a primeira turma que formamos esse ano, mas até o fim de 2019 estaremos presentes em outras escolas da rede municipal”, garantiu o major.

Para o aluno Rafael Silva, de 18 anos, o curso da Defesa Civil deveria acontecer com mais frequência. “Gostei muito do curso. Por mim poderia acontecer sempre, principalmente porque nos ensina a evitar alguns tipos de acidentes que podem acontecer inclusive dentro de casa e o mais importante nos mostra como proceder se caso um desses acidentes acontecerem”, afirmou Rafael.

Já a aluna Silvia Cristina, de 44 anos, garantiu que irá multiplicar tudo o que aprendeu para a sua família e vizinhos. “A parte do curso referente aos primeiros socorros foi a que eu mais gostei, até porque, pretendo fazer enfermagem e me identifiquei muito”, revelou Silvia. “Já no primeiro dia do curso, quando fui para casa, repassei com todos o que aprendi e todo mundo achou o máximo”, disse a futura enfermeira.

Na avaliação de Cátia Cruz, diretora geral da E.M. Darcy Ribeiro, o fato de serem turmas do EJA aumenta a probabilidade desses alunos colocarem em prática todo o conhecimento adquiro.

“Uma das propostas mais interessantes que percebi neste curso foi exatamente a de minimizar os riscos e nesse sentido como se trata de alunos jovens e adultos a possibilidade deles utilizarem esse conhecimento no dia a dia é muito grande, pois muitos já são pais, são responsáveis, já organizam o seu próprio lar, ou seja, são atuantes na sociedade”, analisou a diretora.