Programa de Saúde Mental no Fórum Tecendo a Rede - Foto: Divulgação

O encontro de maio do Fórum “Tecendo a Rede”, administrado pela Secretaria de Assistência Social, foi realizado nesta quarta-feira (08/05), na sede da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, no Centro.

O fórum tem como objetivo pactuar fluxos entre os equipamentos da Prefeitura e demais entidades de forma a melhorar o atendimento aos usuários. A reunião deste mês contou com a apresentação da coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, a psicóloga Edna Francisca da Silva, que falou sobre o projeto de implantação das equipes multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental. No encontro, participaram representantes da rede socioassistencial do município.

A proposta principal do projeto será de atender de forma integral todos os casos de Saúde Mental considerados leves e moderados, tais como transtornos depressivos, ansiosos e alimentares, dentre outros, e principalmente aqueles, que ainda não têm indicação para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I, II e AD).

“O intuito será de oferecer e promover cuidados e intervenções em saúde mental, prestar atenção multiprofissional, respondendo à necessidade de atendimento especializado identificado e referenciado pela Atenção Básica, integrando-se aos demais serviços das Redes de Atenção à Saúde, sendo parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e amparada pela lei 10.216 de 2001”, explanou Edna.

A coordenadora distribuiu aos presentes os fluxogramas da Saúde Mental, do CAPS , CAPSI e CAPS AD. Também ouviu as demandas reprimidas da rede socioassistencial em relação a profissionais como psicólogos e psiquiatras.