Entrega de certificados de curso de Língua Guarani - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, entregou nesta terça-feira (07/05), na sede da pasta, no bairro das Pedreiras, 150 certificados do “Curso Básico da Língua Guarani”. Oferecida gratuitamente, a iniciativa que teve duração de um mês, com três aulas por semana, buscou capacitar os alunos para que esses pudessem entender, falar e se comunicar com povos da etnia guarani.

Durante a cerimonia foi realizada uma apresentação com um coral de crianças indígenas da aldeia Sítio do Céu (Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py), da Morada das Águias, em Itaipuaçu. Outro momento especial do evento foi a apresentação da música “Tangará Mirim” cantada pelos alunos.

“A importância desse curso vai além de ensinar apenas o guarani. Na verdade queremos levar para a população a vida, costumes e cultura indígena, para que ela entenda um pouco da luta desses povos”, explicou o secretário  João Carlos de Lima (Birigu). “O Brasil hoje enfrenta um problema seríssimo, no qual, as terras indígenas precisam ser demarcadas e não se consegue avançar e aqui em Maricá com a presença de duas tribos indígenas em nosso território estamos mostrando o quanto é importante cuidar e respeitar os nossos índios”, afirmou Birigu.

“É uma alegria muito grande poder passar para tanta gente um pouco da nossa cultura. Essa foi a primeira turma e espero que mais pessoas se interessem e se inscrevam nas próximas edições”, disse o professor Wanderlei Weraxunu, responsável por ministrar o curso.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas Indígenas da secretaria, Maria Oliveira, essa foi a primeira edição do curso. “Devemos fazer outra em junho e até o fim do ano mais 5 edições desse curso devem acontecer”, adiantou. Ainda segundo a coordenadora também serão criadas turmas avançadas da língua Guarani.

“Espero um dia ver a população de Maricá utilizando a nossa língua para conversar com nossas crianças e com o nosso povo”, desejou o Cacique Felix, da tribo de Itaipuaçu. “Somos gratos pelo acolhimento e todos são muito bem vindos para conhecer nossa aldeia. Queremos que Maricá continue nos abraçando. Precisamos de muito pouco para viver. Só queremos ter nossa terra para produzir e manter viva a nossa cultura”, pediu.

O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, lembrou que Maricá com suas políticas sociais é um exemplo para o Brasil. “Hoje no país somos o único município que oferece uma bolsa social de R$ 300 à população indígena para que consigam viver com o mínimo necessário e com dignidade”, destacou Diego.

Para Tiago Braga Sá, morador do Parque Nanci, um dos grandes méritos do curso foi conseguir aproximar a população da cidade das tribos do município. “Soube pelo site da Prefeitura e como faço mestrado em antropologia me interessei na hora. O curso foi maravilhoso e embora seja bem básico nos permitiu conviver e conhecer pessoas que falam essa língua. Com certeza irei me inscrever nos próximos”, prometeu Tiago.