Idosos são vacinados contra gripe - Foto: Fernando Uchôa

A Casa da Terceira Idade de Santa Paula vacinou nesta terça-feira (07/05), dezenas de usuários e moradores da localidade contra a gripe “Influenza” (vírus H1N1). Uma equipe do Posto de Saúde da Família do bairro, com uma enfermeira e duas agentes de saúde foi disponibilizada para a imunização.

A vacinação começou nos postos de saúde de Maricá no dia 24 de abril e irá até o dia 01/06, estendendo-se a outros órgãos públicos como as unidades da Casa da Terceira Idade, equipamento vinculado à Secretaria de Políticas para a Terceira Idade. 

“Quinta-feira (09/07), será a vez da unidade Centro. Além de crianças, jovens e adultos, estamos vacinando gestantes e idosos (acima dos 60 anos). A única contra-indicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. A imunização previne contra a doença, reduzindo a virulência da cepa”, adianta a enfermeira Nilda Rodrigues.

Nadir de Souza, de 90 anos, foi acompanhada da filha Dilma Pinto, 68 anos, que também foi imunizada. Praticante de diversas atividades físicas na Casa, como hidro-dança, alongamento e outras, Dilma afirma que a mãe ainda é usuária, pois se utiliza dos serviços de cabeleireiro e manicure oferecidos gratuitamente pela unidade. “Até alguns anos atrás, ela também praticava exercícios, mas uma doença degenerativa dos músculos, a impediu de continuar. Mesmo assim, tomamos a vacina todos os anos”, declarou.

Silvia Regina, 69 anos, moradora de Santa Paula, pratica quase todas as atividades oferecidas pela casa, e toma vacina todos os anos. “Até agora, não peguei gripe nem tive nenhuma reação”, diz. Charles Teixeira Lopes, 58, pratica alongamento, tai-shi-shuan e outras atividades. “É a 1ª vez que vou tomar a vacina. Acho prático que ela seja aplicada nos lugares onde os idosos se reúnem”.

Francisco Bento André, 71 aos, é morador de Santa Paula, e buscou a vacinação para manter sua saúde. “Ainda não sou usuário da casa, mas estou pensando em me cadastrar. Pelo que estou vendo, há muita oferta de atividades e aqui se faz muitos amigos”, conclui.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here