Secretário Frank Costa recebeu os alunos do curso de Operador de Computador no Condado - Foto: Marcos Fabricio

Começou nesta terça-feira (07/05) mais uma edição gratuita do curso de Operador de Computador oferecido pela Secretaria de Trabalho, através do Programa de Qualificação Profissional, no Polo Condado. No curso, que terá duração de cerca de um mês e meio, os alunos vão conhecer os sistemas operacionais e utilizar os programas Word, Excel, Power Point e Internet. O Programa de Qualificação Profissional é parte integrante da contração da Prefeitura com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai).

“É uma alegria muito grande porque estamos aqui qualificando cerca de 50 alunos (25 no horário da manhã e 25 no período da tarde) para o mercado de trabalho”, disse o secretário de Trabalho, Frank Costa, que foi dar as boas-vindas aos novos alunos. “Não basta o aluno estar dentro da sala de aula. Temos que encaminhá-lo também para o mercado de trabalho. Estamos tentando trazer algumas empresas para Maricá com o intuito de direcioná-los para um emprego”, concluiu o secretário.

Microempresária do setor de entretenimento, Érica de Souza, de 38 anos, se matriculou no curso a fim de ganhar mais agilidade no seu cotidiano. “Resolvi fazer o curso porque eu tenho muita dificuldade na parte de computação. Eu trabalho com contratos, mexo com Word, que é uma ferramenta muito comum, mas não tenho conhecimento de tudo o que ela me oferece”, contou a moradora de Ponta Grossa, que é proprietária de uma loja de locação de artigos para festas.

A operadora de caixa, Maria José da Silva, de 53 anos, viu o curso de Operador de Computador como o pontapé inicial para realizar seu sonho, que é o de ter seu próprio restaurante. “Eu acho um máximo a Prefeitura dar oportunidade aos moradores, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar um curso como esse”, afirmou a moradora do bairro Caxito.

Para a enfermeira Cláudia Gonçalves, de 42 anos, o curso tem uma simbologia especial. “Tudo começou em cima de uma depressão do meu filho e eu vi o curso da Prefeitura como a porta de tudo, pois consegui tirá-lo de casa e felizmente ele aceitou”, relatou a mãe de Eduardo Rodrigues, de 18 anos, que iniciou o curso com seu filho para incentivá-lo.

O Polo do Condado fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 31, no Condado.