Curso Costureiro Industrial e do Vestuário - Foto: Elsson Campos

O Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho deu início, nesta segunda-feira (06/05), no polo de Itaipuaçu, a um novo curso. Duas turmas com 16 alunos (tarde e noite) vão se especializar como Costureiro Industrial e do Vestuário e poderão trabalhar em fábricas ou por conta própria. Os alunos vão aprender o manuseio de máquinas reta, overloque e colarett. As aulas tem previsão de encerramento em agosto.

Aluna do curso, Marilene Rodrigues, de 56 anos, terminou o curso de bolsas, que teve duração de dois meses e continuou no curso de costura industrial. “Aqui vamos aprender a trabalhar com malha, moda praia, moda infantil, lingerie e pretendo trabalhar com isso. Costurar é uma terapia para mim e pretendo fazer disso a minha profissão também”, disse a moradora de Itaipuaçu.

O único homem da turma, Guilherme Quadro, de 21 anos e morador de Inoã, aproveitou o dom para o desenho e entrou no curso para se especializar. “Eu soube através de uma amiga da minha mãe que tem loja de roupas  e sabia que eu já desenhava. Ela me incentivou e eu vi que isso pode acrescentar ainda mais na minha formação, pois eu já tenho noção de cálculos e medidas do curso de desenhista de construção civil que fiz aqui também”, explicou.

E mesmo quem tem formação em moda, mas nunca exerceu, ganhou uma nova oportunidade de tentar se firmar no mercado de trabalho. Ingrid Cunha, de 36 anos, mora no Itaocaia Valley e soube do curso através de uma amiga que já tinha feito curso no Pólo.

“Sou formada em Moda e pós-graduada em Produção de Moda, mas nunca exerci, pois o mercado é bem difícil. Pretendo utilizar o que aprender aqui no meu trabalho de personalizados de festa e sublimação, pois irei economizar também com a terceirização da costureira, estou bem animada com a guinada que posso ter na minha vida profissional”, disse Ingrid. “Nossa missão é especializar os maricaenses para que coloquem em prática aqui o que aprenderam. Isso valoriza a mão de obra local”, destacou o secretário de Trabalho, Frank Costa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here