Foto: Clarildo Menezes

As inscrições para a edição do projeto Circuito Ecológico do próximo sábado (04/05) já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente na sede da Unidade de Conservação do Espraiado (Rua Thomas Colaço s/nº) ou pelo telefone (21) 2648-6752. 

O projeto, realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, vai levar até 20 participantes pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, em direção ao cume, e de lá descerão até Tomascar. A trilha está marcada para começar às 8h e é considerada pesada, com cerca de 6h (ida e volta), apresentando subidas muito íngremes.

O ponto de encontro será na já citada sede da Unidade de Conservação do Espraiado. Vale destacar que da Rodoviária de Maricá parte um ônibus, gratuito, da Empresa Pública de Transportes (“Vermelhinhos”) com destino ao Espraiado por volta das 7h20.

Considerado por visitantes um lugar belíssimo, com córregos e cachoeiras, o vilarejo foi uma antiga fazenda; onde ainda existe (atualmente sem funcionamento) um moinho de farinha de roda d’água, construído no século XIX. Quem desejar poderá almoçar no “Restaurante da Marilene”  (o almoço gira em torno de R$ 20 e é opcional).

É importante que os trilheiros usem roupas leves e de banho, boné, canga e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, remédios de uso pessoal e repelente, muda de roupa extra e saco para seu lixo.

SERVIÇO:

Inscrições e Informações: Secretaria de Cidade Sustentável – Unidade de Conservação do Espraiado, Rua Thomas Colaço, s/nº – Espraiado – Telefone: 2648-6752.

Ponto de Encontro: Sede das Unidades de Conservação – Estrada do Espraiado, s/nº (próximo à Cachoeira) – Espraiado.

Horário: 8h (sai um ônibus para o Espraiado da Rodoviária no Centro por volta das 7h20).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here