Roda de conversa sobre autismo - Foto: Divulgação

Durante todo o mês de abril – em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04) – a Prefeitura de Maricá promoveu atividades a respeito da patologia como encontros, palestras e apresentações artísticas, através da Secretaria de Educação. Na última quinta-feira (25/04) o encerramento deste ciclo de ações aconteceu Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, com uma roda de conversa em que estiveram presentes responsáveis, alunos e ex-alunos da Sala de Recursos da unidade.  

O bate-papo foi conduzido pela professora Patrícia Vaz, que falou sobre a importância da observação das características comportamentais no desenvolvimento infantil logo nos primeiros anos de vida da criança, e teve a presença da mãe dos alunos Murilo e Thales Davi que são autistas diagnosticados precocemente.  

Segundo a diretora geral da E.M. Benvindo Taques Horta, Alexandra Barros de Souza, esse diagnóstico precoce ajuda muito no desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. “As intervenções antes dos três anos de idade modificam de forma significativa os sintomas disruptivos e atrasos de linguagem, ajudam preservar nível cognitivo”, afirmou. 

Também estiveram presentes a professora Lucia Araújo, que é gerente de inclusão da Secretaria de Educação, e o ex-aluno da sala de recurso, Rafael Coutinho, que hoje está no 1° ano do Ensino Médio. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here