Lagoa Limpa Mar de Peixe no canal de Ponta Negra - Foto: Clarildo Menezes

O projeto Lagoa Limpa, Mar de Peixe, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, foi até o canal de Ponta Negra com o intuito de levar conscientização ambiental para cerca de 30 alunos com idades entre 9 e 11 anos da Escola Municipal Reinaldo Domingues de Sá, no mesmo bairro. Após uma palestra explicativa realizada nesta quinta-feira (25/04) na unidade, os alunos executaram nesta sexta-feira (26/04) atividades de interação com o ecossistema como ação de limpeza e plantio de mudas da Mata Atlântica como araçá (Psidium cattleianum) e aroeira (Schinus terebinthifolius) no entorno da lagoa. Ao todo foram 46 mudas.

Participando das atividades junto das crianças, a secretária de Educação, Adriana Luiza, destacou a importância dessa integração entre as secretarias. “No passado Maricá já foi um grande produtor de camarão e queremos voltar com essa tradição. Para isso, temos que conscientizar a nossa população, principalmente as crianças que são o meio de comunicação mais rápido para o conteúdo chegar às famílias, a fim de que todos possam cuidar das lagoas e dos rios”, afirmou.

“Esse projeto busca despertar o olhar para a ecologia da nova geração maricaense. Tanto é que as diretoras das escolas e os próprios alunos têm reconhecido a importância desse trabalho”, destacou o coordenador de Pesca da pasta, Gerhad Sardo.

Acompanhando de perto o desempenho de seus alunos nas práticas ambientais, a professora Adriana Pessanha se encantou com o comprometimento dos pequenos. “Os alunos quiseram participar, ficaram ansiosos e atentos durante às explicações de ontem. Acho uma boa iniciativa, pois é uma conscientização. Se não fizer isso, daqui a pouco não temos mais vida nas lagoas. É desde pequeno que se aprende”, relatou.

A dupla Kailane Moraes, de 9 anos, e Millena Dutra, de 10, mostrou todo seu conhecimento sobre o ecossistema durante a ação de recolhimento de lixo. “Aprendemos que devemos deixar o meio ambiente mais limpo para os animais e aprendemos também o nome das lagoas e dos canais da cidade”, disse a menina de 10 anos.

O Projeto Lagoa Limpa, Mar de Peixe completou dois anos de atividades no mês passado e já teve o alcance de cerca de 1.100 alunos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here