Palestra sobre ansiedade e depressão em Santa Paula - Foto: Fernando Uchôa

A Casa do Idoso Mais Feliz de Santa Paula, vinculada à Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (24/04), palestra sobre “Ansiedade e Depressão na Terceira Idade”. A apresentação foi coordenada pelo psicólogo e neurocientista Luiz Otávio Costa e Silva, com apoio da psicóloga Gisele Diniz, da assistente social Margarete Fernandes e da formanda em Filosofia Cristina Maria Firmino.

O psicólogo Luiz Otávio abriu o encontro falando sobre a compreensão do idoso sobre o que é envelhecimento. “Começamos a envelhecer desde o nosso nascimento. Envelhecer é um processo natural da vida, em suas múltiplas fases. Importante é nos situarmos sobre a fase em que estamos inseridos, e buscar vive-la com a maior qualidade possível”, adiantou.

Foram abordados assuntos como saúde na terceira idade, atividades físicas e mentais como forma complementar de vida, e a própria depressão, também abordada pela psicóloga Gisele Diniz. “Depressão é diferente de tristeza, que é passageira, e atinge hoje 350 milhões de pessoas no mundo. É importante buscar ajuda profissional, tomar medicação prescrita, alimentação apropriada, tentar manter vínculos familiares e de amizade, além de não abandonar seus sonhos e objetivos, supostamente perdidos”, adiantou Gisele.

Luiz Otávio acrescentou que a depressão pode ser endógena (de causa interior) e exógena (agentes externos, como medicamentos). “A depressão pode fazer parte de síndromes como o transtorno bipolar (depressão X euforia); nesse caso, a ausência de serotonina tem de ser compensada com alimentação à base de caroteno (vitamina contida em frutas e legumes vermelhos, como melancia, maçã, tomate, abóbora e outros, além de chocolate e medicação específica). “De qualquer forma, a ajuda de profissionais como psiquiatra, neurologista, psicólogo e nutricionista é necessária”, comentou.

Entre outros fatores, ansiedade e medo, podem levar a quadros como síndrome do pânico e depressão. “A Casa da Terceira Idade tem psicólogos, terapeutas e nutricionistas, além de dezenas de atividades físicas e sociais gratuitas para os usuários. Temos vários exemplos de superação dessas síndromes através do atendimento e das atividades físicas desenvolvidas pelos nossos usuários. Questões de não atendimento médico e outras podem ser reivindicadas através da Ouvidoria da Saúde ou da Ouvidoria Geral da Prefeitura”, enfatizou Margarete Fernandes.

Cristina Firmino frisou que a espiritualidade pode ajudar também nesse processo. “Independentemente de religião. Fiquei viúva há cinco meses, aos 47 anos, com um filho de 11 anos para criar. É lógico que fiquei triste, mas não me deixei abater. Pedia a Deus todo dia para alimentar minhas forças e superar aquele quadro de luto. Depois de algum tempo, voltei a trabalhar e estudar. Acredito que a fé fortalece nosso emocional e nos ajuda a enfrentar todas as situações”, concluiu.

Ana Maria da Silva, 52 anos, moradora de Santa Paula e praticante de hidroginástica, pilates e tai-shi-shuan, foi acometida de um câncer de mama há seis anos e diz que está para receber alta do INCA. “Tive metástase no fígado e outros órgãos. Meu medo aconteceu quando comecei o tratamento de radioterapia, pois nele o paciente tem de ficar amarrado. Fiz também quimioterapia. Já saí de uma sessão e fui brincar Carnaval. Enfrentei o medo e o superei, pois vi a necessidade do tratamento para a minha cura. As atividades da Casa também me ajudaram bastante”, disse.

Rozana Maia Pinheiro, 61 anos, viveu um quadro de baixa serotonina e fibromialgia, o que a deixava física e emocionalmente deprimida. “Comecei a me tratar, com alimentação e medicação, e hoje faço dança cigana e alongamento, e me sinto outra pessoa”, conclui. A coordenadora da Casa do Idoso Mais Feliz de Santa Paula, Carmem Helena do Carmo, diz que agendou o evento, por sugestão dos próprios usuários. “Muitos deles sugeriram a palestra, para melhor entendimento das questões do idoso. Já estamos planejando outras palestras como essa, que ajudarão bastante nossos idosos”, frisou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here