Festa de São Jorge no Espraiado - Foto: Marcos Fabricio

No Dia de São Jorge, 23/04, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, organizou uma festa no bairro do Espraiado para homenagear o santo guerreiro, com direito a queima de fogos acompanhando a música tocada no final da noite e a já tradicional cavalgada.

Engenheiro civil, Charles Beirute, de 49 anos, estava com a família no local. Ele contou que está morando há apenas seis meses em Ponta Negra e resolveu festejar o Santo Guerreiro pela primeira vez no Espraiado. “Estava procurando uma igreja, aí achei a capela e vim almoçar com a família. É muito bom ter essa festa porque você consegue reunir lazer e crença no mesmo ambiente”, declarou o ex-morador da Baixada Fluminense.

Larissa Mendonça, 28 anos, moradora de São Gonçalo e veranista de Itaipuaçu também estava na festa pela primeira vez com o marido Wallace Monteiro, de 37 anos. “A partir de hoje, vamos vir sempre, porque sou devoto e gostei do espaço e do ambiente”, disse ele. “A organização também está excelente”, completou ela.

Este ano, o percurso da procissão a cavalo foi alterado. Os cavaleiros partiram da capela de São Jorge em direção ao Largo de Santo Antônio, de onde voltaram para a capela. Abriam caminho para a passagem do carro que desfilava com a imagem de São Jorge.

Entre os cavaleiros estavam Ana Joaquina Rosa (34 anos) e Sebastião dos Santos Filho (52 anos), respectivamente de Cordeirinho e Itaipuaçu. “É a tradição de todos os anos nós podermos estar juntos fazendo essa cavalgada pelo Dia de São Jorge. Isso é de anos e anos. Desde pequenininha que eu venho para cá e participo”, disse ela. “Uma tradição de família que nós gostamos e por isso é que viemos para cá há 30 anos”, completou Sebastião que também é ferrador de cavalo.

Ao longo do dia aconteceram também shows de Rafael Caçula, Forró Brasil e Moniquinha Ângelo. “Para mim, é sempre importante poder fazer parte de qualquer evento da cidade porque fazemos música com coração, amor e respeito a esse público maravilhoso que abraça o nosso show sempre que tocamos. Então, para mim, é mais um dever cumprido. Viemos fazer um belo show e o resultado taí. Sou devoto de São Sebastião, mas  apaixonado por São Jorge. Salve, salve São Jorge”, frisou Rafael Caçula.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here