Espetáculo "Paixão de Cristo" - Foto: Marcos Fabricio

O espetáculo “Paixão de Cristo”, encenado por artistas de seis diferentes companhias todas de Maricá, esteve em três locais da cidade contando um pouco da história de Jesus desde seu batismo até sua crucificação: no MCMV de Inoã (sexta-feira santa, dia 19/04), no Cinema Henfil no Centro (sábado, dia 20/04) e no MCMV de Itaipuaçu (domingo, dia 21/04). O espetáculo foi organizado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

O público aplaudiu de pé a todas as apresentações. Marilaine Cristina, de 46 anos, que mora em Inoã e trabalha no MCMV, contou que estava indo para a Lapa, mas mudou de ideia no meio do caminho. “Primeiro porque é um evento muito importante e segundo para prestigiar o município onde moro”, destacou.

Também moradora de Inoã, Patrícia Cavula, de 45 anos, tinha o mesmo pensamento. “Temos que prestigiar o local que está sendo sempre bem atendido pelo governo. Além disso, assistir a peça sobre a morte, a crucificação e a ressurreição de Cristo nos purifica um pouco nessa época de tanta violência, porque conseguimos ver o amor de alguém que se deu sem preconceito, amando a todos de modo geral”, ressaltou.

Camila Cavalheiro, que mora na Mumbuca, assistiu ao espetáculo com o filho Pedro, no Cineteatro Henfil. “Eu quis vir aqui por causa desse momento que estamos vivendo de feriado de Páscoa. Ele estava aqui muito emocionado também, porque é tudo muito forte, uma história de muitas alegrias e tristezas”, explicou.

Aos 67 anos, Sônia Maria estava visivelmente emocionada no MCMV de Itaipuaçu, onde mora. “Isso aí é família, é amor. Todo mundo deveria ter assistido a esse espetáculo maravilhoso”, opinou.

Para Elaine de Jesus, de 30 anos, poder ver pessoas comuns encenando a história de Cristo fez a diferença. “Pessoas aqui da nossa comunidade fizeram uma participação. Ela mostrou que apesar de ser moradora, pode trabalhar ali também. Isso foi muito importante. Quem não assistiu, perdeu”, disse, ao lado de Márcia Lopes, de 48 anos, que atuava pela primeira vez. “Para mim, foi muito gratificante levar esse amor que tem se esfriado tanto nos dias de hoje. É tão difícil hoje em dia as pessoas se colocarem no lugar do outro. E eu nunca tinha feito nada, então estou radiante. Muito feliz”, confessou, agradecendo a oportunidade.

“Incluir as pessoas que moram nos condomínios teve para nós uma importância muito grande porque mexemos com a autoestima das pessoas dizendo para elas que são capazes. Tenho certeza que a história da vida das pessoas que moram nos dois condomínios se escreve de outra forma a partir de agora”, garante Mauro Alemão, que atua na Coordenação Municipal do MCMV.

Diogo Rosa viveu Jesus de Nazaré e falou da emoção de representar um papel tão importante. “Nós sempre achamos que conhecemos a história de Jesus pelos filmes que vimos. Mas quando passamos a interpretá-lo, entramos mais na história, conhecendo-o de fato e entendendo a mensagem que na verdade ele sempre quis passar. Nunca imaginei fazer Jesus por causa da imagem dele que sempre foi apresentada como europeu. Então para mim, foi um trabalho como ator incrível, uma grande emoção como ser humano e uma grande bagagem na minha carreira”, revelou.

“Encenar Paixão de Cristo é uma coisa única para qualquer ator porque não é qualquer dia que se pode fazer parte de algo tão grandioso. A maior de todas as histórias, daquele que veio para nos resgatar numa época de trevas. E interpretar João Batista, aquele que batizou Jesus,  antes dele seguir seu caminho é para mim, motivo de muito orgulho. Estou muito satisfeito e espero ano que vem poder fazer parte de novo, no mesmo papel”,  descreveu o ator Rafael Silveira.

Um dos principais responsáveis pela crucificação de Jesus, o governador Pôncio Pilatos foi interpretado por Perceu Silva. “Para mim foi um presente, gratidão em poder participar de um projeto desse. E o barato disso tudo foi a integração das companhias de teatro de Maricá com um legado bom e a vontade das pessoas de se organizarem para continuar o legado que a prefeitura está proporcionando através da Secretaria de Cultura. Pela repercussão, acredito que ano que vem tenha mais”, declarou sorridente.

“Me sinto com dever cumprido. Foi uma Semana Santa maravilhosa com muita emoção em que levamos para nossas casas sentimentos de solidariedade, justiça e amor ao próximo. E foi muito importante porque foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura, a coordenação do MCMV e a Coordenação de Assuntos Religiosos”, frisou a secretária Andrea Cunha, adiantando possíveis novidades para os próximos anos. “Pretendemos incluir o espetáculo no calendário da cidade para que o maricaense tenha todos os anos a possibilidade de assistir a uma montagem da “Paixão de Cristo” com os artistas da cidade. E queremos realizar, também a partir do ano que vem, uma via sacra saindo do Centro da cidade em direção a Araçatiba”, concluiu comemorando o sucesso do espetáculo.