Um dos pólos de estudo será na EM Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro - Foto: Fernando Silva

A segunda edição do curso preparatório para o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Pré-Encceja), oferecido pela Prefeitura de Maricá, abriu suas inscrições na última segunda-feira (15/04) para quem quiser se preparar para a prova, marcada para o dia 4 de agosto. A novidade deste ano é a inclusão de mais dois pólos de estudos localizados na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, e na Escola Municipal Marisa Letícia, na Chácara de Inoã, que se somam aos dos condomínios ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Inoã e Itaipuaçu. As inscrições vão até o dia 5 de maio.

Para se inscrever, o aluno deverá acessar o formulário no site da Prefeitura e preencher os dados. De acordo com a coordenadora geral do Pré-Enceja, Carol Souza, qualquer pessoa pode participar da avaliação, que certifica a graduação nos níveis ensino fundamental (a partir do 15 anos) e médio (a partir dos 18 anos). “Basta que a pessoa tenha vontade de estudar e esteja motivada. Às vezes, falta o estímulo dentro de casa e a maioria dos nossos alunos é de gente que está há anos fora da sala de aula”, constata ela, lembrando que as aulas vão acontecer às segundas e quartas-feiras, sempre da 19h às 21h30. Os professores serão da mesma equipe do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, também sob a coordenação pedagógica do professor William Campos.

Em 2018, 59 alunos do Pré-Enceja passaram na prova. Muitos dos que participaram o curso no ano passado vão retornar nesta nova edição, como Neurimar de Lima Siqueira, que mora em Inoã. Aos 56 anos, ela certificou o ensino fundamental em 2018 e agora vai em busca do diploma médio. “O curso foi uma bênção para mim, pois eu tinha parada na 6ª série e estava havia mais de 30 anos sem estudar”, lembra ela, que se afastou dos estudos aos 15 anos e teve quatro filhos, e um deles sofreu um acidente vascular cerebral há pouco tempo. “Por causa disso, tive dificuldade em frequentar as aulas e estudei pelo material e com o pouco que tinha assistido. Achei que não ia conseguir, mas passei. Gostei muito de fazer”, garantiu.

Também moradora de Inoã, Madalena da Silva Oliveira, de 48 anos, é outra que vai retornar ao Pré-Enceja em 2019 para finalizar uma pendência do ano passado. “Tenho que acertar a parte de Matemática para poder finalizar o ensino médio”, explica ela, contando que não pensava mais em estudar por causa da idade. “Quando soube do curso, porém, não pensei duas vezes. A Prefeitura está de parabéns pelo curso que, para mim, foi ótimo”, afirmou.