A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, abriu sindicância para apurar as circunstâncias da morte, esta manhã (16/04), de um paciente internado no Hospital Conde Modesto Leal. O paciente, um homem, deu entrada na noite de domingo, sem qualquer documento de identificação, com ferimentos nas mãos e pernas, possivelmente decorrentes de agressão.

A equipe de plantão constatou que o paciente também tinha um quadro compatível com síndrome de abstinência de álcool ou química. O atendimento foi feito de acordo com o que era recomendado para tal quadro. Na manhã desta terça-feira, no entanto, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi assistido e entubado – o que descarta qualquer possibilidade de sufocamento por objeto estranho – mas após quarenta minutos de tentativas de ressuscitação cárdiopulmonar não resistiu e veio a falecer.

A sindicância visa a apurar não só a causa real da morte, mas também o fato de ter sido emitido um atestado de óbito com “causa indeterminada” apesar dos sinais evidentes de agressão e do possível quadro de abstinência. O procedimento correto prevê o envio do corpo para o Instituto Médico Legal de forma a ser feita a necropsia. A secretaria deverá tomar tal medida, por considerar fundamental o cumprimento dos protocolos legais”.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here