Construção da ponte de Ponta Negra - Foto: Clarildo Menezes

As obras da nova ponte de Ponta Negra avançam dentro do cronograma. Nesta segunda-feira (15/04) equipes da Prefeitura trabalharam na primeira parte da concretagem de uma das bases de sustentação da ponte, que terá pouco mais de 74 metros de extensão e 41,4 metros de vão livre. Pelo projeto a estrutura será toda aérea, sem nenhum pilar no centro, deixando o canal embaixo balneável e permitindo a criação de uma marina para os pescadores. Cerca de 40 metros cúbicos de concreto foram lançados na base, em uma operação que foi acompanhada pelo prefeito Fabiano Horta.

A previsão da prefeitura é a de que em torno de 70 dias o serviço esteja concluído. Segundo a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), o município ainda depende do atendimento à solicitação enviada à concessionária de energia elétrica Enel para que esta retire postes de luz que estão instalados em um dos lados da ponte. O órgão já licitou a construção dos acessos. “Ponta Negra sofre muito nos finais de ano e feriados com um público crescente. Essa ponte vai dar um fluxo melhor aos moradores da região, já que quem vai para Cordeirinho e Barra, por exemplo, vai ter um novo acesso”, explicou o presidente da Somar, Renato Machado, que também esteve no local.

“E quem mora aqui também vai poder optar entre dois acessos para passar. Principalmente no carnaval que a cidade está muito lotada”, completou João Manoel Costa, de 20 anos, que mora no bairro. Antônio Gonçalves dos Santos, de 62 anos e Juliana Carvalho, de 24 anos, concordam com eles. “Desenforcando o trânsito, fica melhor para o pessoal transitar”, disse ele que cresceu em Ponta Negra. “Vai ficar muito bom mesmo, porque em época de festa, quando a cidade está cheia, fica difícil até de passar com criança”, conclui ela, em sua bicicleta, com os filhos respectivamente, na cadeira e na garupa.