Curso de Contação de Histórias no Henfil - Foto: Marcos Fabricio

“Saci Pererê do Espraiado”, de São José do Imbassaí, “O Elefante de Pedra”, “O Pescador e a Sereia” foram alguns dos trabalhos apresentados nesta segunda-feira (15/04) durante a conclusão do curso de Contação de Histórias. Promovido pela Secretaria de Cultura, o curso teve duração de seis meses e foi ministrado no Porão Cultural, localizado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A apresentação aconteceu no Cine Henfil, também no Centro, e reuniu cerca de 170 crianças de 3 a 7 anos da rede municipal, além de pais e professores.

Durante o período do curso, os alunos trabalharam técnicas de voz, pesquisas, expressão corporal e puderam conhecer as famosas lendas do município que foram transformadas em contos com o objetivo de serem trabalhados em salas de aula. “Até para mim, foi um resgate da minha identidade cultural, pois mesmo sendo maricaense eu não conhecia a história do município. Então, acho isso muito importante para termos desde pequeno esse contato com a nossa cultura e identidade”, afirmou a coordenadora de Literatura da pasta Suellen Figueiredo.

Agente cultural da Creche Municipal Estrelinhas do Amanhã, no Centro, Sônia José Aguiar falou da emoção em ter participado do projeto. “Esse curso me fez crescer mais como pessoa, ou seja, o educar através da criatividade e da imaginação é a melhor coisa do mundo”, relatou.

“Eu falo que todo mundo deveria fazer esse curso, pois tira da mesmice, volta ao lúdico, volta a ser criança e ativa memórias afetivas”, apontou a arte educadora Eliane de Oliveira Dias, que escreveu com sua colega Sônia José de Aguiar o conto “O Saci de São José do Imbassaí”.

Na opinião da professora da rede municipal, Sandra Gurgel, que também é mãe de João Cândido Gurgel, de 8 anos, o projeto contribui bastante no desenvolvimento e aprendizado dos pequenos. “É muito importante porque acaba integrando as crianças com o lúdico e com a história do município. É significativo também para preservar a memória da cidade, do turismo e a identidade de Maricá”, declarou.

Retiro, Espraiado, Itaipuaçu e Araçatiba foram alguns dos bairros homenageados nos contos. Nos intervalos das peças teatrais teve a apresentação do palhaço Zé Farinha, que arrancou risadas da meninada que assistia ao espetáculo infantil. Ao final, o cantor Ronaldo Valentim encerrou o evento cantando a música de sua autoria “O mar de cá”.