Reunião de Planejamento da Educação - Foto: Clarildo Menezes

Diretores e orientadores pedagógicos das escolas municipais participaram na manhã desta quarta-feira (10/04) de uma reunião de planejamento sobre os eventos promovidos pela secretaria de Educação que fazem parte do calendário escolar de 2019. O encontro, realizado em um espaço no Condado, contou com a participação de, aproximadamente, 80 gestores das unidades escolares.

Dentre os assuntos foram abordadas as etapas de planejamento para a realização do desfile cívico no dia 26 de maio (aniversário da cidade), jogos estudantis, festa literária (FLIM), mutirão de saúde escolar e festival de artes (Festart). A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, ressaltou a importância do encontro para planejar de forma ordenada os eventos de maior relevância para o município na área de Educação. “Nossa proposta é esclarecer a logística para que possamos realizá-los com planejamento envolvendo toda equipe acadêmica”, declarou a secretária.

“Antes mesmo desse encontro reunimos os diversos setores envolvidos para planejarmos e garantirmos o envolvimento de todos de forma integrada, lógica e coesa”, explicou a Coordenadora na Unidade de Apoio à Gestão Integrada (UAGI), Sheila Oliveira.

A coordenadora aproveitou para apresentar o que considera como características essenciais do bom gestor, como humanidade, humildade, equilíbrio emocional, empatia, respeito e justiça, fundamentais para o desempenho de ações em equipe, como por exemplo, numa escola. “É fundamental ficar claro que trabalhamos por nossos alunos e pela comunidade onde ela está inserida. Não podemos parar as atividades de sala de aula para introduzir o evento, mas sim usá-lo para continuar ensinando. Eventos são de uma instância de ensino transdisciplinar que envolvem vários fatores e afloram diversos sentimentos, como pertencimento, socialização, respeito, cidadania, entre outros”, explicou.

A diretora da maior escola da rede municipal (CEM Joana Benedicta Rangel), Maria Vanda Timóteo da Silva, considerou de extrema relevância esse encontro para alinhavar corretamente os projetos que serão implantados. “Tudo tem que ser muito bem planejado para que possamos realizar com sucesso nossas ações. Considero o planejamento como uma orquestra e todos devem estar bem sincronizados nessa dinâmica”, destacou a diretora da unidade que atende 1700 alunos do 6º ao 9º ano.

Para a diretora a escola municipal Maurício Antunes de Carvalho, Soraya Araújo, é indispensável discutir com todos os envolvidos para garantir o sucesso e participação efetiva dos alunos. “Estamos encantados com os projetos escolares desse ano e dispostos a fazer uma festa ainda mais bonita. Por isso, acho fundamental que saibamos com antecedência para que possamos nos organizar, acolhendo as ideias, estimulando a efetiva participação dos alunos e convidando a comunidade”, destacou. A unidade atende 250 alunos do 1º ao 5º ano.