Servidores participam de ginástica laboral - Foto: Marcos Fabricio

Através da Coordenadoria de Bem Estar e Qualidade de Vida, a Secretaria de Saúde realiza todas as segundas, quartas e sextas-feiras desde agosto de 2018, sessões de ginástica laboral em vários setores da Prefeitura. “Esse trabalho busca evitar atestados médicos e as doenças que a rotina do dia a dia de trabalho podem ocasionar. Nosso grande desafio é atender 100% dos profissionais da própria prefeitura, mas também de todas as autarquias. Por enquanto, só conseguimos atender as áreas de Administração, Planejamento, o SIM, a Codemar e parte da Somar”, afirma o coordenador Rogério Peixoto.

“Especificamente para quem passa muito tempo sentado, trabalhando com teclado, mouse e computador, é normal essa lesão no trabalho. Entre os Distúrbios Osteomusculares (DORTs) mais comuns estão a tendinite, a lesão de punho, o edema de perna e cervical”, completou a fisioterapeuta Patrícia Dias, antes de explicar como o trabalho é realizado. “Nós dedicamos dois dias para a ginástica com alongamento, agachamento e fortalecimento da musculatura e um dia para o relaxamento. Também mostramos individualmente a postura correta e altura das cadeiras”, explicou Patrícia.

O tempo de cada sessão depende do que vai ser abordado em determinado dia e setor. “A ginástica normalmente leva de 15 à 20 minutos, já a massagem demora um pouco mais, em torno de quatro minutos por pessoa e se o profissional está com dor requer mais algum tempo também”, concluiu a fisioterapeuta, ao lado da estudante de educação física, Ana Carolina Alves de Azevedo e do terapeuta corporal, Marcio de Paula, que também fazem parte da equipe.

Atuando no setor de Compras, que é vinculado à Administração, Elisangela Viana, de 41 anos é totalmente favorável à ginástica laboral. “No dia a dia, quase não temos tempo de fazer atividade física em casa, por causa da correria. Muitas vezes chegamos aqui doloridos, cansados, mas depois da atividade, ficamos mais dispostos para o trabalho, renovados”, ressaltou.

“Muitas pessoas só vão fazer essa atividade física durante o dia. Além disso, termos essa consciência de postura e pararmos um pouco para fazer uns alongamentos, é qualidade de vida para nós mesmos”, pontuou Isabela Abreu, de 33 anos, funcionária da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).