Dia da paz interior no Cineteatro Henfil - Foto: Elsson Campos

Em celebração pelo Dia Mundial da Paz Interior, a ser comemorado no dia 21 de abril, o Cinema Henfil, no Centro, recebeu no sábado (06/04) apresentações de dança, música, meditação, entre outras manifestações da cultura indiana. O evento, gratuito e de classificação livre, foi realizado pela Sociedade Sahaja Yoga com apoio da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Cultura e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Segundo Claudio Figueiredo, coordenador da Sahaja Yoga de Maricá, o grande objetivo da iniciativa é divulgar e celebrar este, que é um dia comemorado no mundo todo. “Para essa comemoração a Sahaja Yoga trouxe um violinista e artistas indianos para apresentar ao público músicas meditativas”, contou Claudio. “Atualmente vivemos um momento de completa turbulência emocional, vários transtornos de ansiedade, estresse e depressão o que faz desse, um momento propício para que pessoas que ainda não praticam uma atividade como essa possa dar o primeiro passo”, sugeriu o coordenador.

“Embora a Sahaja Yoga possa parecer, ela não é uma filosofia, não é uma doutrina e não é uma religião. Sahaja Yoga é um evento vivo, é um processo de transformação como o germinar de uma semente que se transforma em uma árvore”, explicou o professor de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Marino, um dos primeiros praticantes de Sahaja Yoga no Brasil e que em sua avaliação acredita que a ciência leva a espiritualidade.

Para a artesã e atriz Monique da Costa, de 18 anos, moradora de Bambuí, é importante prestigiar e participar de eventos voltados para o equilíbrio e autoconhecimento. “Vivemos uma correria no dia a dia e é sempre bom parar, meditar e desacelerar para recomeçar e enfrentar a nossa rotina”, afirmou Monique. “Esse tipo de atividade tem o poder de nos acalmar, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer e vivenciar uma cultura tão diferente da nossa”, disse a artesã.

Já a artista circense Clara Shaly, de 17 anos, moradora da Barra de Maricá, disse que soube do evento por uma amiga e decidiu conferir a iniciativa. “Eu gosto muito desse tipo de assunto, gosto da cultura indiana e tudo relacionado a meditação e paz interior. Já pratiquei yoga e acho muito saudável qualquer assunto que nos ajude cuidar do nosso espirito e a buscar o encontro como o nosso eu”, avaliou Clara. “Yoga é para mim uma atividade física e uma ferramenta de autoconhecimento”, definiu a artista.