Esclarecimentos sobre o programa aos alunos - Foto: Elsson Campos

A equipe do Passaporte Universitário realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira (08/04) na Faculdade Maricá com parte dos beneficiários sobre os direitos e deveres estabelecidos pela lei 2.841/2018, que criou programa. O encontro, dividido em seis turmas em três horários (10h, 14h30 e 17h30) nesta segunda e terça-feira, é direcionado aos 1.241 alunos do programa, que oferece gratuitamente dois tipos de bolsas de estudos para graduação.

A subsecretária de Educação e coordenadora do programa, Denize Cardim, salientou a importância do encontro. “Nosso propósito é esclarecer e orientar os alunos sobre as obrigatoriedades inerentes ao benefício”, destacou. De acordo com a coordenadora, uma das questões mais abordadas foi referente à obrigatoriedade dos estudantes prestarem estágio de 20h/mensais sem remuneração, como contrapartida social na área de sua formação a partir da metade do curso em instituições públicas. “Essas bolsas estão sendo pagas com dinheiro público, então nada mais oportuno do que retornar para a sociedade maricaense, como forma de serviço”, declarou. Os alunos também foram alertados sobre a necessidade de obter 75% da frequência e não ter mais de duas reprovações no período letivo.

Sobre a questão do transporte, a coordenadora afirmou que está garantido para todos os alunos seja por Bilhete Universitário (BU) ou por outro tipo de benefício, em localidades que não sejam contempladas pelo BU. Para esclarecer todas as dúvidas a respeito do bilhete universitário, a subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira, explicou que são atendidos mais de três mil alunos por mês com o recebimento do cartão com carga, de acordo com a grade curricular. “Os interessados devem procurar a sede na secretaria com os documentos necessários e, no prazo de 30 a 45 dias, serão entregues os cartões para os novos cadastrados”, frisou a subsecretária. Os documentos necessários são: foto 3X4, CPF, identidade, título de eleitor, comprovante de residência, declaração de frequência e grade curricular. Mais informações pelo telefone (21) 2637-2617.

Outro ponto abordado na reunião diz respeito à veracidade das informações passadas no processo de inscrição. “Cabe ressaltar que serão realizadas diligências na casa dos alunos para verificar se realmente o beneficiário atende todos os requisitos necessários e exigidos pelo edital, como por exemplo, ser morador da cidade há mais de cinco anos, ser primeira graduação e estar enquadrado na questão da renda familiar. Caso eventualmente seja comprovada a falsidade de alguma dessas informações, o estudante poderá vir a responder criminalmente e ainda terá que ressarcir os cofres públicos”, salientou.

Aluna da Faculdade Maricá, no curso de Psicologia, Adriana de Oliveira, de 39 anos, moradora de São José do Imbassaí, adorou a oportunidade. “Encontro muito construtivo. Muitas coisas que foram ditas não estavam bem claras na minha mente. Não quero dar mole e perder essa oportunidade que para mim foi tudo. Sou filha de comerciante, não trabalho e como poderia realizar esse sonho?”, declarou.

Moradora da Mumbuca, a aluna do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, Tainá Barbosa, de 23 anos, considerou necessário reunir os alunos para explicar os direitos, mas principalmente as obrigações. “Tudo está explicado no edital, mas, foi muito bom esse encontro para ninguém dizer que não estava ciente. Eu mesma saí espalhando para todos que conheço sobre esse programa e me surpreendi a ser chamada. Não teria como fazer faculdade agora, muito menos veterinária, que é um curso caro. Serei grata eternamente à prefeitura”, concluiu.

Passaporte universitário

O programa oferece a bolsa social, destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos, e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

As instituições credenciadas são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).

Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.