Palestra para veterinários no Cinema Henfil - Foto: Katito Carvalho

Com apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Proteção Animal, a Life.Vet (rede de laboratórios de diagnósticos veterinários) promoveu nesta quinta-feira (05/04), no Cinema Henfil, no Centro, o quarto encontro com médicos veterinários que atuam em Maricá e municípios próximos. Sob o tema “Edema Pulmonar Cardiogênico, Abordagem Emergencial Para o Clinico”, o evento contou ainda com a participação de estudantes de veterinária.

Ministrada pela médica veterinária Eliza Prates Camolezi, especialista em Cardiologia Clínica e diretora científica da Sociedade de Cardiologia Veterinária do estado do Rio de Janeiro, a iniciativa teve como objetivo orientar o médico veterinário (clínico geral) sobre a abordagem correta junto aos pacientes durante a emergência.

“O edema cardiogênico que nada mais é que o acúmulo de liquido nos pulmões por uma enfermidade cardíaca e que pode ocorrer em cães e gatos, porém com maior incidência em cães é algo muito comum na clínica geral”, explicou Eliza. “Por isso, o clínico precisa saber quais são as medidas a serem tomadas para que o paciente se estabilize e não venha a óbito”, destacou. “O importante é que todos saiam daqui hoje sabendo qual o tratamento emergencial no edema cardiogênico para que esse profissional consiga atender melhor o seu paciente e a partir daí encaminhá-lo para o especialista”, ressaltou a palestrante.

De acordo com a coordenadora de Proteção Animal de Maricá, Milena Costa, é muito importante para a população que os médicos veterinários do município estejam sempre atualizados e bem capacitados. “Buscamos sempre apoiar iniciativas que tragam benefícios para a população e principalmente para os animais da cidade, pois entendemos que quanto mais qualificados forem os profissionais do município melhor será o atendimento prestado por eles”, afirmou Milena.

Simone Portugal, médica veterinária com consultório em Ponta Negra há dois anos, aprovou a iniciativa. “Estou achando tudo maravilhoso. Nós profissionais precisamos desse tipo de atualização. Costumo fazer muitos cursos e participo de muitas palestras online, mas um evento presencial faz toda a diferença, inclusive com o material disponibilizado e a troca que podemos fazer com ouros profissionais da região e que sem esse evento talvez nunca acontecesse”, disse Simone.

Para o também médico veterinário Frederico Passos, proprietário da Life.Vet, a parceria com a Prefeitura é fundamental. “Fico muito feliz pela Coordenadoria Animal de Maricá ter entendido e acatado a ideia de cada vez mais capacitar os clínicos da região, pois com isso conseguimos verdadeiramente melhorar o atendimento prestado aos animais, inclusive trabalhando na prevenção de doenças nos animais, além de zoonoses”, avaliou o veterinário. Ainda de acordo com Frederico no segundo semestre de 2019 um novo encontro, com tema diferente, será realizado.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here