Mais de 140 profissionais de Educação Física participaram do curso de iniciação esportiva “Jogar Para Aprender & Aprender Jogando” nesta sexta-feira (05/04), no Cinema Henfil, no Centro. O evento, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto FairPlay e do Centro de Pesquisas e de Ações Sociais e Culturais (Contato), ocorre também no sábado (06/04). A capacitação é direcionada para os professores de Educação Física do município, tanto dos projetos Maricá + Esporte e do Esporte Presente quanto os profissionais de academia e de escolas.
O secretário da pasta, Filipe Bittencourt, destacou a importância de cursos que elevem o nível do esporte da cidade. “Queremos tornar Maricá referência nacional no esporte e só faremos isso com a ajuda e empenho de vocês. Por isso, é fundamental promovermos encontros para que nossos profissionais busquem se capacitar para oferecerem aulas cada vez mais ricas”, declarou.
O curso foi ministrado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, o argentino Pablo Juan Greco, com Mestrado em Ciências do Esporte na Alemanha e referência em projetos de vilas olímpicas.
“O processo de formação é a longo prazo, com isso temos que dar oportunidade ao desenvolvimento e trabalhar os elementos de coordenação. Ensinar o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes e valores”, destacou.
O palestrante ressaltou ainda como a educação física vem sendo praticada nas escolas. “Infelizmente, a realidade escolar brasileira é triste. Os professores são desvalorizados, salários baixos, poucos equipamentos para trabalhar, fora que esses alunos estão plugados à internet o tempo todo. Então, temos que criar aulas que motivem esses alunos a sair da inércia e do isolamento do celular”, explicou.
Para a professora de Educação Física, Márcia Moreno, de 47 anos, que atua no projeto Esporte Presente como professora de natação e hidroginástica no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola (Arena Flamengo), é imprescindível ao bom profissional estar sempre buscando ampliar seus conhecimentos. “Cada aprendizado amplia nossa visão e influencia positivamente na dinâmica das aulas. Aprender sempre é ótimo e, muitas vezes, é caro fazer um curso desse tipo. Agradecemos a prefeitura por investir em nosso potencial”, frisou.
Atuando como monitora na Arena Flamengo, Fabíola Moura, de 38 anos, está no primeiro período de Educação Física, após atuar por mais de sete anos como técnica de radiologia. “Encantei-me pelo esporte e decidi mudar totalmente de ramo e isso surgiu durante uma palestra que assistia. Vi o quanto o esporte é uma área leve que atua na prevenção de doenças contribuindo para uma melhor qualidade de vida. E, hoje aqui, é a minha primeira capacitação nesse ramo e estou muito animada para absorver o máximo de informação que eu puder”, explicou.
No sábado (6/4), o curso terá prosseguimento com a participação especial do medalhista paralímpico Clodoaldo Silva, na Arena Flamengo, a partir das 10h.