Equipes realizam manutenção preventiva enquanto a obra de restauração não é retomada - Foto: Elsson Campos

Técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) se reuniram nesta quinta-feira (04/04) com a equipe da Coordenadoria de Interlocução Institucional e Aprovação de Projetos do município. O objetivo do encontro, que aconteceu no gabinete do Paço Municipal, foi alinhar com a Prefeitura os procedimentos para a execução da obra de restauração da Casa de Cultura, que ainda não foi retomada. No local estão sendo feitas apenas manutenções internas.

Nesta manhã, foram entregues cerca de 100 barrotes (vigas de madeira que dão sustentação à estrutura) feitos a partir de madeira maçaranduba, apropriada para esse tipo de obra de restauração. As intervenções no local são executadas pela Prefeitura de Maricá, por meio da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), e por uma empresa contratada.

Para guardar o material no interior do monumento, foi necessária a utilização de caminhões equipados com guindastes. Além da chegada das estruturas de madeira, as equipes deram início à colocação de tapumes no entorno.

A Casa de Cultura é um dos principais pontos turísticos do município, que guarda grande parte da história de Maricá, e está sendo submetida a um detalhado processo de revitalização. A construção com mais de 200 anos de história receberá novas estruturas como forração de madeira maçaranduba, elevador adaptado para dar acessibilidade sem interferir na estrutura do local, entre outras reformulações.

A intervenção foi aprovada pelo Inepac, órgão responsável pelo tombamento do prédio, e é executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá e a Caixa Econômica Federal. O investimento total é de R$ 558,3 mil, sendo que R$ 44,6 mil custeados pelo município e os outros R$ 513,6 mil oriundos do convênio.

A restauração teve início em meados de 2015, mas por conta da necessidade de readequações junto à Caixa Econômica Federal, teve que ser paralisada. No entanto, a reprogramação já foi autorizada pela mandatária do contrato.