Degustação de abóbora da fazenda pública no SIM - Foto: Michel Monteiro

Parte das mais de 10 toneladas de abóboras colhidas nesta quinta-feira (04/04) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, na Fazenda Ibiaci, no Espraiado, foi doada nesta sexta-feira (05/04) aos contribuintes e funcionários do Serviços Integrados Municipal (SIM), no Centro. Além de receber os legumes, a população pôde degustar os doces de abóbora em compotas, abóbora sem e com coco, escondidinho de carne seca com abóbora e experimentar o chá de capim limão.

Para a ocasião, foram preparadas cerca de 200 embalagens de escondidinho de abóbora com carne seca, 10 kg de doce de abóbora sem coco, 12 kg de abóbora com coco e também 12 kg de abóbora em compota. “São várias maneiras de consumir abóbora em forma de doces e salgados. A nossa ideia é não só entregar o produto, mas ensinar o modo de consumir sem o uso de agrotóxicos”, declarou o secretário da pasta, Júlio Carolino. “Nós vamos futuramente ensinar a fazer doces das cascas de banana e das cascas de melancia”, adiantou o secretário.

Servidora municipal do setor de atendimento no SIM, Helaine Quintanilha, de 38 anos, saiu contente ao receber o produto. “Isso é um incentivo para Maricá que nunca teve uma ação como essa”, afirmou. “Vou fazer carne seca com abóbora para meu marido e filhos”, concluiu.

Para a professora aposentada, Vera Lúcia Medeiros, de 69 anos, que aguardava para ser atendida, a ação é uma maneira de divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido pela secretaria. “Vim na semana passada e me ofereceram melancia e um chazinho. E hoje, para minha surpresa, estou repetindo o chá e comendo um escondidinho de abóbora”, disse a aposentada.

Da mesma opinião compartilhou a analista financeiro, Vera Lúcia Maria, de 55 anos. Moradora do Caxambi, no Rio de Janeiro, ela foi solucionar questões relacionadas ao IPTU. “É muito legal esse ato que estão fazendo. Comi doce de abóbora e está uma delícia. Isso foi uma surpresa para mim”, contou. Na semana passada, a secretaria distribuiu melancias orgânicas que também foram colhidas na fazenda. A secretaria programa repetir a ação às sextas-feiras na parte da manhã, no prédio do SIM.