CRAS Itinerante em Bambuí - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu, no último sábado (23/03), das 9h às 13h, a ação social do “CRAS Itinerante” na Comunidade Evangélica IDE de Canaã, em Bambuí (Limão). “Este projeto já vem sendo realizado há algum tempo e só se fortalece. Aproveito para agradecer as parcerias de outras secretarias e instituições que abraçam o projeto com responsabilidade”, contou o secretário da Assistência Social, Jorge Castor.

Os moradores tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), dos técnicos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e a equipe do Serviço Especializado e Abordagem Social, do Acolhimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Região Oceânica também estava presente com as inscrições das oficinas geradoras de renda e para as atividades de grupos. Os casais da região aproveitaram o momento para se inscreverem no projeto casamento comunitário para oficializarem a união. As equipes do Conselho Tutelar I, Equoterapia, também compareceram à ação.

A equipe da Estratégia Saúde da Família de Bambuí aferiu a pressão arterial, realizaram testes rápidos como de glicose e encaminharam para a unidade os casos mais complexos. A equipe do programa Saúde Bucal compareceu ao evento com a Unidade Móvel Odontológica. No interior do ônibus, foram realizados atendimentos de restauração de cáries e aplicação de flúor em crianças, entre 4 a 12 anos (no qual houve alguns encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – para uma consulta ao dentista).

As equipes dos programas da saúde do Homem e do Planejamento Familiar orientaram os presentes sobre a importância do acompanhamento em cada área. “Fico imensamente grata e parabenizo a dedicação de todos os servidores e voluntários que se disponibilizaram a trabalhar em um sábado para ampliar os atendimentos nestas regiões descentralizadas”, avaliou a primeira dama Rosana Horta, que participou do evento.

A equipe da Optometria – Ciência da Visão foi convidada pela primeira vez e realizaram medições de amplitude visual identificando graus de miopias. Os pacientes que foram detectados com algum grau foram encaminhados para o consultório, no Centro, para pegarem o resultado final da consulta e também ganharam desconto em uma ótica da cidade. O profissional de Acuidade Visual trabalhou junto à equipe da optometria. Alguns casos foram encaminhados para a oftalmologista do município. Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo e design de sobrancelhas, além de adquirirem roupas do bazar social da igreja, todos oferecidos pelas equipes da Secretaria de Assistência Social de Maricá.

Silvane Braga, 47 anos, levou o marido José Maria, para se inscreverem no projeto Casamento Comunitário. “Já estamos juntos há 19 anos, mas nunca tivemos condições financeiras para gastar com casamento. Quando descobri a existência desse projeto, ficamos felizes de, enfim, podermos oficializar nossa união”, contou Silvane que aproveitou para tirar a segunda via da certidão de nascimento. A secretaria ainda vai anunciara a data de realização do casamento.

Jaqueline já é usuária da rede há algum tempo. Foi vítima de violência doméstica e foi acompanhada pela Casa da Mulher que conseguiu abrigá-la junto com os 6 filhos até conquistar a medida protetiva. Jaqueline também é acompanhada pelo CRAS Região Oceânica. “Faço acompanhamento psicológico e participo de alguns grupos reflexivos. Estou querendo inscrever minha filha mais velha em algum curso para ela já se qualificar em alguma profissão e ter independência financeira”, disse Jaqueline.

Antônia Oliveira, de 42 anos, levou a filha para realizar atendimento odontológico e o marido para cuidar da saúde aferindo a pressão, testes de glicose e de visão. Roberto Souza, de 42 anos, ficou sabendo da ação pelas redes sociais e correu para tirar a segunda via da certidão de nascimento, que perdeu em uma de suas mudanças residenciais, além de aproveitar para fazer uma revisão no seu grau visual.