5ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida - Foto: Elsson Campos

Em clima de emoção, exaltação e homenagens às mulheres o Cineteatro Henfil, no Centro, recebeu na tarde desta sexta-feira (20/03) a 5ª Edição do “Prêmio Mulher Cidadã Heloneida”, concebido pela Associação de Mulheres do Município de Maricá (AMMM) e pela Coordenação de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.

O prêmio, com edição anual, tem o objetivo inserir na agenda do município destaque para a questão de gênero, incentivando um debate importante para a sociedade. O evento que contou com a participação da primeira dama Rosana Horta, do subsecretário de Direitos Humanos Mauro Alemão, da presidente da Associação de Mulheres do Município de Maricá Vera Luciano, da coordenadora de Políticas para as Mulheres Luciana Piredda e da secretária de Cultura Andrea Cunha, marca as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de Março.

“Precisamos lutar juntas e fico muito feliz em ver esse lugar cheio, com tantas mulheres lindas e cada uma com sua história”, disse Rosana Horta.

“Hoje me dirijo a todas as mulheres, pois estamos na hora da virada, estamos em um momento de transformação e isso só depende de nós mulheres. Vamos nos despir de preconceitos, de invejas, de credo, de cor e nos unir sem legenda partidária e tomar conta desse país e do mundo”, disse emocionada Vera Luciano, presidente da AMMM.

“Hoje estamos aqui celebrando as nossas lutas, as nossas vitórias e as nossas resistências. Esse prêmio é uma revolução permanente”, definiu Luciana Piredda.

Uma das premiadas na categoria municipal, a promotora de justiça criminal Dra. Clarissa Lagoeiro de Magalhães, falou da felicidade de receber um prêmio como esse e da importância dessa iniciativa para a sociedade.

“É uma grande honra até porque trabalho na promotoria da violência doméstica e esse é um prêmio muito significativo pra mim”, disse Clarissa. “Nos dias atuais iniciativas como essa são muito importantes e necessárias. Essa pauta é uma tentativa de todos trabalharem juntos para um mundo mais igual, para um mundo melhor”, avaliou a homenageada.

A 5ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida, premiou ao todo 15 mulheres nas categorias Nacional, Estadual e Municipal (veja aqui).