O espetáculo Alma Cega, de Odemir Capistrano, volta ao Cinema Público Municipal Henfil  neste domingo (31/03) às 19h, abordando o sofrido tema da discriminação em todas as suas vertentes: social, racial e de gênero. Com direção de Perceu Silva, que também assina cenografia e figurino, o espetáculo terá ainda uma segunda apresentação no domingo posterior (07/04) em mesmo horário.

“É a sexta vez que a peça é apresentada naquele espaço desde a sua estreia, em setembro de 2016, e sempre causa muito impacto na plateia. Acredito que isso aconteça por ser um tema visceral, próximo de nós e ao mesmo tempo invisível por conta de nossa própria negação diante dele. A sociedade costuma negar suas próprias falhas e se enxergar perfeita”, diz Odemir.

Apesar do contexto pesado da peça, o autor deixa pistas de como podemos percorrer caminhos contrários às discriminações através de atitudes tolerantes e de respeito ao próximo. “Negros, mulheres, homossexuais… somos sobretudo gente e não devíamos nunca nos esquecer disso”, ressalta o autor.

“Precisamos repensar a sociedade, refletir sobre o que devemos descartar, o que devemos manter e qual o nosso grau de responsabilidade para transformar o que vemos de errado”, pondera a secretária de Cultura, Andrea Cunha.

Cinema Público Municipal Henfil

Espetáculo Alma Cega, de Odemir Capistrano
Domingo (31/03), às 19h

Direção: Perceu Silva

Elenco: Heliza Ribeiro, Ingrid Lacerda, Natália Figueira e Ryan Gago

Iluminação: Washington Luiz

Sonoplastia e concepção musical: Pedro Szigethy

Músico: Pedro Szigethy

Duração: 40 min

Evento gratuito / Classificação 12 anos

O endereço é Rua Domício da Gama, 291, esquina com Alferes Gomes, no Centro.