Instalada passagem de pedestres no km 15,5 em Inoã - Foto: Elsson Campos

Quase um mês depois da primeira instalação, uma nova passarela de pedestres foi montada às margens do quilômetro 15,5 da rodovia RJ-106, agora no sentido Maricá. A estrutura com aproximadamente 15 metros de extensão fica ao lado da ponte sobre o rio Roncador. Após a montagem, equipes da Prefeitura iniciaram a construção da calçada de acesso para os usuários, assim como a que está sendo finalizada no sentido oposto.

Serão instaladas ainda tubulações nas laterais para escoar o acúmulo de água das chuvas na pista, através das chamadas “bocas de lobo”. Assim como no sentido Tribobó, o acesso para pedestres e também ciclistas terá extensão de cerca de 100 metros e, no caso da mais nova, vai ficar atrás da grade de proteção da pista. A obra conta com o apoio de quem tem de passar pelo local a pé ou de bicicleta e, com isso, se expor a riscos.

“Uma colega minha já foi atropelada aqui e tenho de passar preocupada com os carros passando. Agora a gente vai ter mais segurança”, acredita a auxiliar de serviços gerais Maria Helena Andrade, de 38 anos. Já Gustavo da Silva Teles, de 22 anos, trabalha como porteiro em um condomínio próximo à nova passarela e afirma que será o fim do perigo para chegar ou ir para casa. “À noite é pior porque passa moto correndo e assusta, mas eu já tive que passar dentro da pista por causa de carros parados aqui”, contou ele.

Esta foi a terceira passarela deste tipo instalada pela Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) na rodovia estadual sobre o curso de um rio. A primeira ocorreu no início de fevereiro na altura do km 28, entre o condomínio Green Park e a entrada para o bairro do Caxito, sobre o rio Ludegero.