Roda de conversa com professores da rede - Foto: Marcos Fabricio

Cerca de 100 professores do 2º segmento (6º ao 9º ano) de 13 escolas da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira (25/03) de uma roda de conversa na Casa Digital, no Centro. O encontro foi direcionado aos educadores das áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

A gerente de Ensino Fundamental II, a pedagoga Adriana Salomão, explicou que o objetivo do encontro é discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), que estabelece o conteúdo e aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. “A base deve nortear os currículos e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, declarou a Adriana.

Para a gerente esse encontro foi fundamental para ouvir as demandas dos professores o que contribuiu para a construção de uma rede de ensino mais focada com aprendizado do aluno. “Nossa missão é uma troca de experiências. Querermos ouvir de quem está em sala de aula, junto aos alunos formas que podemos adotar para melhorar esse aprendizado”, ressaltou a gerente.

Além das diretrizes do BNCC, foram apresentados os prazos para a participação nas escolas municipais nas olímpiadas nacionais de Matemática, Ciências, História, Língua Portuguesa e também o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica  (Prova Brasil), que  juntamente aos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Excelente iniciativa. Agradeço a oportunidade dessa sinergia tão enriquecedora que somente tem para contribuir com o nosso engrandecimento profissional e, consequentemente, para melhorar o conteúdo que será repassado aos alunos”, declarou a professora de Matemática da Escola Municipalizada Inoã, Maristella Roale, há 15 anos atuando na rede. “Uma grande parceria poder ter a secretaria sempre presente nos ouvindo e se preocupando com os alunos”, explanou a professora da EM João Monteiro, Cinthya Garcia. “Excelente conversa para elucidar sobre a BNCC e todos os assuntos relacionados à Educação Fundamental. Espero que sejam promovidos mais encontros como esse”, concluiu a professora do CEM Joana Benedicta Rangel, Célia Regina Barbato.