Evento "Eu te incluo você me inclui" na orla de Araçatiba - Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá realizou no último sábado, 23/03, na Praça Tiradentes (Araçatiba), o evento “Eu te incluo você me inclui” com roda de conversa, show, além da participação de várias outras secretarias e do Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR). O evento ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down (21/03).

“Queremos dar visibilidade e voz à pessoa com deficiência no município dando um pontapé inicial nesse trabalho que vai envolver todas as esferas”, disse a secretária da pasta, Sheila Pinto. Diretora geral da coordenadoria de acessibilidade de Niterói, Simone Capella que é moradora da cidade, foi mediadora da roda de conversa. “Acredito na política inclusiva de Maricá porque tenho visto o trabalho que está sendo desenvolvido. Nessa roda de conversa, conseguimos discutir saúde, reabilitação, educação, acessibilidade e tudo que está sendo feito de politica pública na cidade. Posso dizer que Maricá está no caminho certo”, frisou.   

“É muito importante sempre colocar em evidência a questão da pessoa com deficiência porque através disso conseguimos alcançar alguns objetivos nossos em termos de ideia, temos acesso a informações que de repente não teríamos, colocamos algumas posições nossas e desenvolvemos realmente a efetivação de políticas públicas”, completou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), Rene Lazari.

No final do evento, meninas e adolescentes com deficiência, atendidas pela ONG Afro Tribo (São Gonçalo) desfilaram. “Fazemos um trabalho com essas crianças levando para eles uma vida de qualidade onde possam desfilar e fotografar, ter uma inclusão junto às outras crianças”, concluiu Paula Dias, idealizadora da ONG.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here