Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, preparou uma programação especial. O evento será realizado no sábado (23/03), das 8h às 15h, na Praça Tiradentes, em Araçatiba.

A programação tem início com um café da manhã. Em seguida, haverá uma roda de conversa com a participação de médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, além da sociedade civil e instituições como Pestalozzi-Maricá, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) São Gonçalo, Nair-Maricá, profissionais do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) e empresas privadas.

“Trabalhar inclusão é quebrar os paradigmas impostos pela sociedade que alimenta a todo instante o preconceito, e com isso alimenta cada vez mais a segregação. A nossa proposta é ir na contramão disso e tornar visível o invisível”, disse a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto. “É pensarmos juntos em um projeto de organização das possibilidades que podemos ter com essas pessoas dentro do município a nível cultural, a nível de saúde e de trabalho”, concluiu a secretária.

Show e atividades artísticas, culturais e esportivas relacionadas às pessoas com Síndrome de Down também fazem parte da programação.

A data universal comemorada desde 2006, e oficializada através da Organização das Nações Unidas (ONU), foi proposta pelo “Down Syndrome Internacional” por se escrever 3-21, o que faz alusão à trissomia do 21.