Dom Garcia (direita) se prepara para a luta da Divisão dos Cruzadores no dia 20/04, em Maricá - Foto: Clarildo Menezes

Representante de Maricá, o boxeador Raphael Dom Garcia, de 28 anos, vai enfrentar o argentino Cristian Ariel Gomez (42 anos), no dia 20/04, no Esporte Clube Maricá (Centro), numa disputa pela Divisão dos Cruzadores, título que já pertenceu a lendas da categoria, como Roy Jones Jr., George Foreman e Micky Ward. Nessa reta final, há cerca de um mês da disputa em casa, o atleta, que tem o apoio da Prefeitura, intensificou os treinos, supervisionados por Robério Souza e segue à risca a dieta balanceada prescrita por nutricionista.

“Nessas semanas serão de intensidade forte – dois ou três treinos por dia de uma hora – tanto na parte física quanto na parte de manopla que são treinamentos de foco, movimentação, saco e sparring, porque quando estiver próximo da luta não pode fazer combate para não correr o risco de lesão”, afirma o boxeador.

Ainda segundo Dom Garcia, na semana anterior à luta, os treinos continuarão, mas sem confronto físico, apenas mantendo a parte técnica, buscando um descanso para o corpo por conta da perda de peso, para que Garcia esteja recuperado muscularmente. A parte trabalhada é mais leve visando evitar a sobrecarga que diminui velocidade e potência antes do confronto.

“Esse título pertencia ao Roy Jones Jr. em 2018, mas acreditando que não havia mais adversário para ele, deixou o cinturão vago. Então, quem vencer a luta torna-se campeão da WBU (entidade da Alemanha). Por isso, eu tenho que vencer e meu objetivo é massacrar o argentino porque ele andou me desrespeitando, mexendo até com os nervos da cidade, o que me deu até mais disposição para lutar”, declarou Dom Garcia. O boxeador recebe da Prefeitura o auxílio bolsa atleta, benefício que garante sua manutenção pessoal e lhe dá condições necessárias para se dedicar ao boxe e levar o nome de Maricá aos locais onde compete.