Stanley apresentou clássicos do rock mundial no ritmo do jazz - Foto: Elsson Campos

Uma noite memorável para Maricá. Esta é a opinião quase unânime de quem esteve no Cineteatro Henfil neste domingo (17/03) para assistir ao show do guitarrista Stanley Jordan. O músico de jazz norte-americano levou ao delírio a plateia que lotou o espaço com sua refinada técnica, baseada no chamado “tapping’ (onde ele bate nas cordas de sua guitarra), e um repertório que incluiu desde a bossa nova (“Insensatez”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes) a canções clássicas do rock and roll, como “Eleanor Rigby’ (dos Beatles) e “Stairway to Heaven” (do Led Zeppelin).

No final, Jordan ‘incorporou’ Jimi Hendrix (ídolo dele e considerado o maior guitarrista de todos os tempos) para tocar uma versão de “Voodoo Child”. O jazzista não apenas se vestiu como Hendrix como chegou a chamar seus músicos – os brasileiros Dudu Lima (baixo) e Ivan “Mamão” Conti (bateria) – respectivamente de Noel Redding e Mitch Mitchel, que compunham a banda Jimi Hendrix Experience nos anos 1960.

“Que plateia linda! Muito obrigado”, foram as palavras de Jordan para o público durante a apresentação. Em alguns momentos, ele ficou bem próximo das pessoas que estavam nas primeiras filas do Cineteatro Henfil e chegou também a cantar, primeiro num ‘vocalize’ em “Insensatez” e numa canção country chamada “The City of New Orleans”. No bis, já com ‘Hendrix no corpo’, também fez os vocais de “Voodoo Child”, onde também imitou a expressão corporal do mestre da guitarra. Antes do show, Stanley Jordan explicou a influência do rock em seu trabalho. “Eu tocava rock antes do jazz, mas o rock me levou ao jazz. Para mim, é uma continuação, está tudo conectado”, acredita ele, contando ainda que já ouvira falar de Maricá antes de se apresentar na cidade. “Parece que eu já conhecia a cidade de certa forma, porque tinha muitas notícias daqui. Meu empresário Stênio Matos, vinha tentando marcar o show. Fiquei feliz pelo convite para essa bela cidade”, ressaltou.

Durante toda a apresentação, o público vibrava e acompanhava cada evolução de Stanley Jordan e também de seus músicos. Dudu Lima e Ivan Mamão (que toca na banda instrumental brasileira Azymuth) já acompanham o guitarrista há 18 anos em turnês nacionais. “Ele se integrou totalmente à música brasileira. É uma artista muito peculiar e sempre diz que, em vez de músicos, nós somos seus irmãos. E aqui eu estou em casa”, destacou o baterista, que mora há dez anos em Jaconé, na parte que fica em Saquarema. Dudu revelou que, desde 2001, o chamado Stanley Jordan Trio já fez mais de 300 shows em todo o país. “É um trabalho que só nos deu alegria desde o primeiro momento e, para nós, é uma honra trazer esse show aqui para Maricá”, afirmou ele.

Para quem assistiu na plateia, foi uma noite para realmente ficar na memória. “Foi um presente, showzaço indescritível, um dos melhores domingos da minha vida”, afirmou José Luiz, que tem 48 anos e mora no Flamengo. No mesmo bairro vive Lucas Penetra, que levou uma cópia em vinil do disco de estreia de Jordan, lançado em 1985, e conseguiu um autógrafo. “O cara é uma referência na música mundial, influência para qualquer guitarrista. Foi uma noite maravilhosa”, descreveu. Outra que não perdeu a chance de tietar foi a comerciante Raquel Simões, que conseguiu uma foto com o artista. “Ele é maravilhoso, um músico diferenciado mesmo. Foi muito bom a prefeitura trazer esse show para cá”, elogiou ela, que mora em Jacaroá.

A secretária de Cultura de Maricá, Andrea Cunha, afirmou que Stanley Jordan deverá voltar à cidade em um projeto futuro. “E estamos preparando o projeto ‘Sala Cult Apresenta’, que vai ter artistas de renome, assim como Jordan, só que nacionais. Estamos em negociação com alguns empresários e, em breve, vamos divulgar a programação completa”, garantiu ela, que considerou o show um evento histórico para a cidade. “Nem tenho palavras para o que tivemos hoje aqui, ficamo felizes por conseguir trazer um músico desse nível”, frisou.