Pré-conferência municipal de Saúde nos distritos - Foto: Elsson Campos

Aconteceu no último sábado (16/03) a Pré-conferência de saúde de Maricá, que recebeu profissionais da rede, conselheiros e a população para um debate livre e um encontro marcado por ideias que serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde, nos dias 6 e 7 de abril. No encontro, organizado pela Secretaria de Saúde, os grupos foram distribuídos nos quatro distritos: Ponta Negra, Inoã, Centro e Itaipuaçu e foram acompanhados de perto pela secretária de Saúde Simone Costa.

Em Itaipuaçu, as pautas apresentadas foram diversas, entre elas a mudança na marcação de consultas, a facilitação no transporte de pacientes para os exames longe de suas residências, além de um aproveitamento melhor dos consultórios de enfermagem, onde os profissionais, que hoje estão ganhando cada vez mais destaque, possam realizar procedimentos e exames, já que os enfermeiros também tem competência para tal.

“Acho que estes profissionais ganharam e vão continuar ganhando os direitos deles, num trabalho em equipe e multiprofissional com outras especialidades. A consulta de enfermagem, por exemplo, é uma consulta importante e cobrada pela classe e hoje em dia temos consultórios de enfermeiros, especializados em patologias específicas, de feridas, por exemplo. Isso tem que ser respeitado sempre e para isso precisamos ter as conferências, garantindo os direitos dos enfermeiros”, disse Simone.

Vicente Silva, conselheiro da Pré-conferência em Itaipuaçu aproveitou a presença da secretária de Saúde para explanar alguns pedidos, entre eles o de modificar a fila de espera e marcação de consultas.  “Aproveitei para pedir que olhem com mais atenção para a questão das filas de marcação, pois muitas são desgastantes para os pacientes e seus familiares. Uma fila de espera mais humanizada, certamente, vai melhorar a vida de muitos que utilizam a rede pública de saúde de Maricá e estou aqui disposto a lutar por essa mudança”, disse Vicente.

Todas as propostas reunidas na Conferência Municipal serão levadas para a 8ª Conferência Estadual, realizada entre os dias 24, 25 e 26 de maio e, posteriormente, para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre os dias 4 e 7 de agosto, tendo como tema central “Democracia e Saúde” e seus eixos temáticos são “Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here