Mesa instalada na praça do Centro - Foto Clarildo Menezes

As estruturas para a prática do tênis de mesa adquiridas pela Prefeitura de Maricá começam a surgir em áreas públicas da cidade. Depois da primeira instalação realizada no fim de fevereiro na praça Luiz Peão, em Bambuí, outros dois locais receberem as mesas de ‘ping-pong’ nesta quarta-feira (13/03): Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e a orla das Amendoeiras, em São José de Imbassaí. De acordo com a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), outras duas serão montadas nesta semana na comunidade Fernando Mendes, em Inoã, e na Praça do Ferreira, em Itaipuaçu.

Com as mesas, foram colocados assentos nas laterais para os praticantes do esporte aguardarem sua vez de jogar. De acordo com a Somar, haverá ainda uma iluminação específica em cada uma delas e integrantes da Secretaria de Esporte e Lazer estarão em cada local para fornecer bolas e raquetes no horário comercial. Depois disso, os jogadores poderão levar seus próprios equipamentos.

Com essas, estarão instaladas nove de um total de dez mesas previstas – além de Bambuí, já haviam sido montadas estruturas em na praça de Zacarias (na Barra de Maricá), na recém-inaugurada Arena São José e nos dois condomínios do programa ‘Minha casa, Minha Vida’, em Inoã e Itaipuaçu. A SOMAR informou ainda que o local da décima e última mesa a ser montada ainda está sendo escolhido.

O material utilizado na confecção das mesas é de altíssima resistência com durabilidade superior a 10 anos. Os equipamentos seguem normas e especificações de tamanho definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), disponibilizando as mesmas caraterísticas olímpicas e paraolímpicas possibilitando a prática esportiva por pessoas com necessidades especiais, seguindo o conceito de inclusão implementado pela prefeitura.

A estrutura é composta de perfis metálicos galvanizados de tamanho igual ou superior a três polegadas com espessura mínima de 2,65 mm. O tampo, também em aço galvanizado, é uma peça única com mínimo de espessura 3/8 de polegada. A rede divisora também é feita em chapa metálica com dobra de segurança e resistência para tornar a estrutura resistente e segura para os usuários.

Todo equipamento é revestido por poliéster automotivo, o que torna a mesa própria para áreas com praias e mais resistente a ação do tempo e oxidação. O material é próprio para áreas públicas e possui capacidade de carga de até 850 quilogramas o que significa, em média, o peso de 10 adultos. Por se tratarem de mobiliários urbanos, exige-se, ainda, a apresentação de laudo técnico elaborado por laboratórios inscritos no Inmetro referente à oxidação e corrosão. Os valores pagos pelos equipamentos compreendem o fornecimento do equipamento e a instalação nos locais indicados pela prefeitura contemplando, também, a inspeção e preparo dos locais, inclusive na aplicação das normas técnicas específicas exigidas para instalação. Todo o processo realizado pela prefeitura respeitou o menor preço e o princípio da livre concorrência nos procedimentos da administração pública.