Semana da Enfermagem acontece nos dias 30 e 31 de maio - Foto: Fernando Silva

O município de Maricá vai receber, neste mês, profissionais da área da saúde para o ‘V Encontro de Enfermagem do Município de Maricá’, no dia 29/03, no Cineteatro Henfil, no Centro. Com o tema “Desafios da Enfermagem na Garantia de Direitos e para a Defesa do SUS”, durante a parte da manhã haverá mesa redonda, talk show e mesa temática, culminando com grupos de trabalho na Faculdade Maricá (antiga Severino Sombra), incluindo profissionais de Fisioterapia e das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PIC), no Centro da cidade.

O encontro será uma conferência livre de profissionais da enfermagem, fisioterapia e da PIC, onde irão criar propostas que serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde em 6 e 7 e abril, num evento que é realizado de quatro em quatro anos de acordo com o calendário de cada prefeitura do país.

Enfermeiros e coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren) irão participar do dia de atividades, que espera todos os profissionais da rede municipal de saúde.

Todos eles são conferências livres, para retirada de propostas que serão encaminhadas para a conferência municipal de saúde que ocorre a cada quatro anos em todos as cidades do Brasil, de acordo com o calendário municipal.

“A nossa expectativa é reunir o maior número de profissionais para esses encontros, adquirindo propostas que possam melhorar a questão de trabalho e a qualidade de vida, tanto da população, quanto do profissional. A presença dos profissionais da rede pública será fundamental para a criação de novas políticas públicas municipais de saúde”, disse Cristiane Dutra, enfermeira e secretária geral do Conselho de Saúde de Maricá.

Veja a programação:

8h30 às 9h – Mesa de abertura: Modelos de Saúde e Desafios – limites e possibilidades.

9h às 10h – Mesa redonda: “Rede Saúde e a Política de Gestão do Trabalho – trajetória e perspectivas da Enfermagem Maricaense”.

10h20 às 11h – Talk Show: “Políticas de Educação Permanente em Saúde – Perspectivas para Enfermagem”.

11h às 12h – Mesa temática: “Aspectos Éticos e Legais que permeiam as práticas de Enfermagem”.

Na Faculdade Maricá (antiga Severino Sombra):

Das 8h às 12h, ocorre a Conferência de Fisioterapia.

Das 14h às 16h, terão três grupos de trabalho: Gestão do trabalho de enfermagem, Educação e formação para o trabalho e Ações para fortalecimento da representação de enfermagem em Maricá. Logo após, será realizada a plenária final, encerrando as atividades.

Das 13h às 17h ocorre em concomitância com os grupos de trabalho a Conferência de Práticas Integrativas e Complementares (PIC).