Roda de conversa com novos professores do Ensino Fundamental - Foto: Marcos Fabrício

Na manhã desta quarta-feira (27/02), 30 novos professores do Ensino Fundamental II de Matemática, História, Geografia, Artes, Ciências e Educação Física, recém-aprovados no último concurso público, participaram da roda de conversas na Casa Digital, no Centro. Neste acolhimento, foram apresentados os perfis das escolas, as formas de avaliação e também como o município de Maricá trabalha com a educação básica.

Para a gerente de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Adriana Salomão, o acolhimento vai além da simples apresentação do panorama educacional do município.

“Neste acolhimento, eles puderam conhecer as futuras instalações e também conseguimos humanizar este primeiro contato, apresentando como trabalhamos na rede e como os novos profissionais podem contar com a nossa equipe. Os coordenadores também falaram um pouco sobre suas atuações, o que faz com que os recém-chegados tenham pessoas de referência para se reportarem também”, disse a gerente.

Os coordenadores que fazem parte da equipe de Adriana são os professores Ramirez Alvarenga, de geografia; Davi Nunes e Paulo Alexandre, de matemática; Christina Almeida, de língua portuguesa e Mônica Favarin, de educação física. Também participaram da roda de conversa os coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Inclusão Educacional e também o Núcleo de Formação Continuada dos Profissionais de Educação, representado pela gerente Natália Fraga.

“A Formação Continuada está prevista como um direito do professor no Plano Nacional da Educação (PNE), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e também no Plano Municipal de Educação. Nos outros anos tivemos alguns projetos de incentivo do Governo Federal, em parceria com universidades através de projetos de extensão e por orientação da Secretaria de Educação seremos responsáveis, também, pelo monitoramento e avaliação das aprendizagens dos professores da rede”, explicou Natália.

O professor de Ciências, recém-contratado, Diego Seda, contou a expectativa para o novo ciclo profissional. “Fiquei muito feliz com o resultado, pois ter uma matrícula me tira toda aquela tensão do contrato por tempo estipulado, que muitas vezes nos limita a continuar com projetos desenvolvidos para os alunos. Agora sei que posso executá-los e que  terão continuidade, se estendendo ao longos dos outros anos de maneira sólida e eficaz. Fiquei satisfeito também com o que vi aqui em Maricá, pois os profissionais foram bem solícitos e acolhedores e acredito que teremos bons frutos dessa nova parceria”, relatou.

A secretária Adriana Luiza da Costa fez um pedido especial para os novos professores: “Gostaria que abraçassem a Educação com comprometimento, pois precisamos de professores ativos e apaixonados pela árdua caminhada que é a educação. Que venham para a nossa cidade com o pensamento de cuidado, com um olhar atento também com nossos alunos, tratando todos como se fossem parte da própria família, pois é isso que prezamos numa educação humanizada”, pediu a secretária.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here