Moradores jogam tênis de mesa na estrutura instalada na praça de Bambuí - Foto: Katito Carvalho

Sob os olhares atentos de moradores e visitantes, a Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), instalou no fim da tarde desta segunda-feira (26/02), na Praça Luiz Peão, no Centro de Bambuí, uma mesa de altíssima resistência e com durabilidade superior a 10 anos, para a prática de tênis de mesa.

O equipamento, que integra a nova linha de mobiliários urbanos do município, é o primeiro de 10 que serão instalados em outros locais da cidade. Nesta terça-feira (26/02), a segunda mesa foi instalada na Arena São José (antiga quadra do Dínamo). As demais serão colocadas nos condomínios do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu, orla da lagoa das Amendoeiras (São José do Imbassaí), Praça Tiradentes (Araçatiba), Praça de Ponta Negra, nova Praça de Zacarias, Barra de Maricá, Praça da Comunidade de Fernando Mendes, em Inoã, e Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu.

De acordo com Arthur Louback, chefe de gabinete da Somar, a instalação de cada mesa leva cerca de uma hora, pois o equipamento é chumbado ao chão. “Nossa expectativa é que a população possa usufruir e aproveitar mais essa opção de lazer”, disse Arthur. “Em todos os locais também serão disponibilizados a raquete e as bolinhas, mas nada impede que os próprios moradores possam fazer uso da mesa com os seus próprios assessórios. Acreditamos que daqui a algum tempo todo mundo vai ter suas próprias raquetes e bolinhas”, avaliou. “Decidimos instalar a primeira aqui em Bambuí devido a tradição do bairro em relação a esse esporte”, relatou.

Nascido e criado em Bambuí o supervisor de obras Alexandre Oliveira contou que no passado o tênis de mesa, era uma tradição no bairro. “Nos anos 90 nós, moradores aqui de Bambuí, fizemos uma mesa de pingue pongue nessa mesma praça. Era uma mesa de cimento e a brincadeira virou febre. Todos os dias depois do trabalho ou da escola, por volta das 17h, todos se reuniam aqui e a diversão era garantida”, lembrou Alexandre. “Principalmente porque na época essa era a nossa única opção de lazer”, completou. “Você pode perguntar para a galera da antiga que todos se lembrarão da praça da mesa de pingue pongue feita pelos moradores”, afirmou.

Felizes com o novo equipamento, os estudantes Gabriel Caetano, Lucas Santos, ambos de 17 anos, e Iram de Souza, de 16 anos, todos moradores de Bambuí, aprovaram a nova atração da praça. “Alguns amigos e eu não víamos a hora para podermos brincar aqui e aproveitar mais essa opção de diversão, inclusive já estamos organizando um campeonato“, contou Gabriel. “Vamos montar o primeiro torneio de tênis de mesa de Bambuí”, frisou Lucas. “Nosso bairro agradece pela atenção. Vamos aproveitar bastante essa mesa e tenho certeza de que a população vai saber cuidar disso aqui”, garantiu Iram.