Conselho Gestor do Passaporte Universitário - Foto: Elsson Campos

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (22/02), na sede da Secretaria de Educação de Maricá, teve início o processo de definição do Conselho Gestor do Programa Passaporte Universitário, que será composto por dois representantes da sociedade civil (titular e suplente), membros indicados pelas secretarias municipais, um representante das instituições de ensino credenciadas, um aluno do programa e um membro da Umes (União Maricaense dos Estudantes).

“A lei criada em dezembro instituiu a criação de um conselho gestor com diferentes representantes, para que todos juntos, em um ato colaborativo, possam fazer com que o programa se desenvolva a contento da sociedade. Atingindo o objetivo final, que é a realização de uma política pública estruturante para o município”, afirmou a coordenadora do programa Passaporte Universitário, Denise Cardim.

De acordo com Denise, a eleição de representantes da sociedade civil é a etapa mais importante do processo de formação do Conselho. “A sociedade quer se ver representada. A partir de hoje, abrimos mais uma janela para diálogo, onde todos podem participar deste processo de uma forma transparente”, disse.

Eleito como titular, o secretário geral da Associação de Moradores e Amigos de Cordeirinho (AMAC) e presidente da Nova União das Associações de Moradores de Maricá, Misael dos Santos, falou sobre a importância da iniciativa. “A sociedade civil é hoje bastante presente nas bases do governo municipal, e isto é de uma importância fundamental. Nós, enquanto sociedade civil, temos um trabalho diário de entendimento, conversação e encaminhamento para os programas de governo. Com o Passaporte Universitário, não será diferente”, ressaltou Misael.

Conselheiro fiscal da AMAC e eleito como suplente do conselho, André Freitas  disse se orgulhar da posição. “O Passaporte Universitário é um projeto que representa uma evolução muito grande para as políticas públicas de Maricá. Acredito que obras passam e se deterioram com o tempo, mas a educação fica. Enquanto a nossa população tiver acesso ao conhecimento, o futuro não tem como ser diferente do progresso. Muitas administrações passaram e fizeram coisas com características temporárias, pela primeira vez, estamos vendo no município um projeto de duração e de um tema tão importante, que é a educação”, concluiu.

Representante da rede CNEC, a diretora do Colégio Cenecista Maricá, Dayana Peixoto, ressaltou que a unidade de ensino está apoiando o projeto. “Estamos credenciados com as faculdades de Itaboraí, Ilha do Governador, Rio Bonito, Rio das Ostrar e a faculdade CENEC Maricá, que já recebeu visita do MEC e está apenas aguardando o ato de publicação. Temos visto vários candidatos chegando a nossa secretaria com muitos sonhos, e estes sonhos estão prestes a se tornar realidade graças a esta ponte que o passaporte universitário está proporcionando”.

Participante do ato público, a tesoureira do Clube Atlético Bananal Danielly Roza, falou sobre a sua experiência com programas de auxílio à educação. “Sou uma bacharel em direito formada por bolsa do Prouni no município, sei a importância que tem uma pessoa entrar em uma universidade sem ter preocupação com boleto. A finalidade deste conselho é avançar junto com o saber e com a educação, quem irá se beneficiar não são as pessoas que estão sendo eleitas aqui, são as pessoas que estão lá fora fazendo suas inscrições”, finalizou.