Funcionários do "Bloco da Limpeza" vão trabalhar diariamente no Maricarnaval - Foto: Fernando Silva

Neste MariCarnaval 2019 o município terá novamente um esquema especial para atender a coleta de lixo na cidade. Devido à grande concentração de pessoas em blocos e festas, além do maior fluxo de visitantes e turistas (que chega a triplicar a população), a autarquia municipal de Serviços de Obras de Maricá (Somar) estará com reforço no efetivo nas coletas de lixo diurno, noturno e na varrição, com o ‘Bloco da Conservação’, que irá, após a passagem dos blocos, deixar a cidade limpa novamente.

A Somar solicita que a população tenha atenção aos dias e turnos de coleta, já que o serviço pode ser diurno ou noturno, dependendo do local, e em dias alternados na semana. É fundamental, para que o sistema funcione a contento, que as datas e horários estabelecidos sejam observados para que não haja descarte nas ruas.

Além destas ações em vias públicas, a Somar estará percorrendo as praias da cidade com o Projeto Praia Limpa, distribuindo sacolas de lixo biodegradáveis, incentivando a boa prática de sustentabilidade nas praias, mantendo o meio ambiente limpo e as areias sem resíduos.

Ainda nos blocos carnavalescos, de acordo com a Lei Federal 1094/2015, será proibida a comercialização de qualquer tipo de bebida em embalagens de vidro, por estabelecimentos comerciais e ambulantes, por se tratar de evento com grande concentração de pessoas. Haverá fiscalização nas vias principais e acessos aos blocos e o comerciante ou ambulante que desrespeitar a ordem poderá ser multado e ter as mercadorias apreendidas. Quanto há venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, a pena é de detenção e multa. Nesses casos, o município fiscaliza e a Polícia Civil autua.

Confira a programação da coleta de lixo:

Coleta de lixo diurno

Segunda, quarta e sexta

Fernando Mendes, Recanto praia, Itaocaia Valley, Santa Paula, Retiro São José, Centro condomínios, Manu Manuela, Jardim Atlântico 2, Jardim Atlântico, Jardim Atlântico Leste, Barroco 2 e Parque Vera Cruz;

Terça, quinta e sábado

Ponte Preta, Boqueirão, São José, Bambuí, Ponta Negra / Jaconé, Caxito / Nova Metrópole, Ubatiba / Centro, Caju, Barroco, Parque Eldorado, Ponta Negra / Espraiado e Pindobas.

Coleta de lixo noturno

Segunda, quarta e sexta

Jardim Atlântico Oeste, Centro, corredor / RJ-106, Bosque / 14 ruas, Inoã / Itaipuaçu 10, Jardim Atlântico / praias, Barroco, Ponta Negra / Maysa, Spar, Jardim Atlântico / praia 2, São Bento, corredor 2.

Terça, quinta e sábado

Barra de Guaratiba / Divinéia, centro, corredor / RJ-106, Cordeirinho / Favelinha, Pedreira, Parque Nanci / Marquês, Flamengo, Ponta Negra / Maysa, Mumbuca, Flamengo 2, Pedreira 2, corredor 2.