Fabiano Horta com o secretário estadual Leonardo Rodrigues em vista ao campus do IFF, em Ubatiba - Foto: Elsson Campos

O prefeito Fabiano Horta e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, firmaram parceria para iniciar estudos para a construção de um Polo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Maricá. A reunião, que também contou com a presença de secretários e os presidentes da Codemar e Somar, aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/02), no Paço Municipal.

A ideia é que a Prefeitura fique responsável pela construção do campus e que o Estado realize testes vocacionais para implantar os cursos na unidade e entre com toda a parte técnica. Em breve será montado um grupo de trabalho mútuo para começar os estudos. Alguns cursos cotados para o município são de manutenção de aeronaves, hotelaria e cursos ligados ao turismo.

“Temos tido uma relação com o governo do Estado de muita parceria e de construções comuns em várias áreas como segurança. Para nós, seria um grande salto e um ganho muito importante se concretizarmos um convênio para construir uma Faetec na cidade”, avaliou o prefeito Fabiano Horta.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação conheceu as instalações do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado em Ubatiba, e se surpreendeu com o tamanho da área. Em sua opinião, a instalação da Faetec na cidade contribuirá para a entrada de novos alunos ao Ensino Técnico. “A parceria é importante e necessária, pois o nosso foco é a população. Tenho certeza que a Faetec vai fazer muita diferença não só para a população de Maricá, mas também na região”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, a vinda de uma instituição como a Faetec para Maricá é uma forma de estimular o acesso ao ensino público na cidade. “Faremos com que a população fique cada vez mais atualizada e capacitada para poder participar desse desenvolvimento socioeconômico que está acontecendo no nosso município”, disse.

Mais cedo, a comitiva visitou as dependências da sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde funciona o aeroporto municipal. No local foi feita uma apresentação em slides mostrando alguns projetos desenvolvidos pelo município como o Parque Tecnológico e o projeto pioneiro no Estado, o Passaporte Universitário.

“O ponto importante é o Estado entender o que estamos fazendo dentro do município e a Secretaria de Ciência e Tecnologia tem uma ligação direta com alguns projetos como o Parque Tecnológico. Conhecendo o que estamos produzindo aqui dentro ajuda na aliança junto ao Estado”, pontuou o presidente da Codemar, José Orlando.

Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita comentou que Maricá dará mais um avanço em seu desenvolvimento com a instalação da Faetec, que se soma ao IFF e à Estação de Tecnológica. “São ações através das quais o secretário entendeu que Maricá tem um potencial muito grande principalmente na Região Metropolitana. Maricá pode ser uma cidade que alavanque de novo o crescimento do Estado do Rio”, avaliou Mesquita.