Curso de Agentes de Informações Turísticas - Foto: Katito Carvalho

O Cineteatro Henfil, no Centro, recebeu nesta terça-feira (19/02) a apresentação do Projeto Integrador, trabalho final dos alunos do curso de formação de Agentes de Informações Turísticas, oferecido gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Trabalho, através do Programa de Qualificação Profissional para Jovens e Adultos.

Iniciado em novembro de 2018, o curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado pelo município, foi realizado na Unidade de Formação Profissional do Condado e teve como objetivo desenvolver nos alunos as competências necessárias para prestação de informações e orientações aos turistas em terminais de transportes e postos.

“A qualificação profissional é fundamental para que possamos construir políticas de priorização da contratação de mão de obra local”, afirmou Igor Sardinha, secretário interino de Trabalho. “Maricá é um município que vem se desenvolvendo e atraindo investidores, empresas, das quais estão assumindo o compromisso de priorizar a contratação de quem mora na cidade, mas nada adianta conseguirmos pactuar isso com quem vai gerar empregos no município se não conseguirmos qualificar nossa população”, analisou Igor. “Os cursos oferecidos pela Prefeitura são geradores de oportunidades que fecham o ciclo de um conjunto de políticas públicas que tem como objetivo final empregar o maricaense”, afirmou o secretário.

Na avaliação de Arilda Rocha, subsecretária de Trabalho, o número pequeno de desistências ao longo da capacitação comprova a excelência do curso. “Esse é o nosso primeiro contrato com o Senac e essa é a primeira turma se formando. Foram 27 inscritos e hoje 24 alunos estão concluído, ou seja, tivemos apenas três desistências e isso é maravilhoso”, comemorou Arilda. Em breve novas turmas e outros cursos serão divulgados para a população.

Segundo Fabiana Mendes, coordenadora de projetos do Senac Rio, todos os alunos estão aptos para serem absorvidos pelo mercado de trabalho. “O Agente de Informações Turísticas é um curso de 200 horas que foi ministrado em três meses e como a nossa metodologia é a do aprender fazendo o curso foi totalmente prático. Esses profissionais visitaram os principais pontos turísticos de Maricá o que os tornam capacitados para melhor atender os turistas e visitantes de Maricá”, garantiu  Fabiana.

Animada, a aluna Denise Canteiro, de 56 anos, moradora do Cordeirinho, contou que o desejo de trabalhar com o turismo surgiu em 2018 quando se mudou para Maricá. “Sou publicitária, sempre trabalhei com o público e quando soube desse curso vislumbrei que ele seria a oportunidade que faltava para poder trabalhar com o turismo aqui”, relatou. “Maricá é uma cidade fantástica, com lugares lindos. O potencial turístico daqui é enorme”, completou. “Essa capacitação é uma oportunidade única, pois além de conhecer melhor Maricá, hoje me sinto preparada para falar da cidade para os turistas”, ressaltou Denise.