Helenn Martins foi eleita a Rainha da folia em 2019. Corte deste ano será conhecida no dia 08/02 - Foto: Marcos Fabricio

A rainha Helenn Martins, de 31 anos, a princesa Thayna Moraes, de 24 anos, e o Rei Momo Cristiano do Nascimento, de 45 anos, são os representantes da Corte do MariCarnaval 2019. Organizado pela Lacam (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá), em parceria com a Secretaria de Turismo de Maricá, a coroação aconteceu no último sábado (16/02) em um concurso realizado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

O júri técnico contou com o carnavalesco Milton Cunha e com a rainha da Bateria do Salgueiro Viviane Araújo. Também formaram o grupo de jurados apresentadora de programa da TV Bandeirantes, Gardênia Cavalcanti; a atriz e musa do Quiosque Barracuda, Carla Purcina; e, Gerson Rodrigues, produtor, diretor, ator, dublador e roteirista. Os shows ficaram por conta do grupo Tô Kerendo, da cantora Marianna Cunha e participação especial da Bateria Inocentes de Maricá, do mestre Xula, e o intérprete Nego Lindo.

Com 221 pontos, com diferença de 12 para a segunda colocada, a pernambucana Helenn, que mora há mais de 15 anos em Maricá, falou da emoção em conquistar o título. “Desde 2014, faço questão de participar desse concurso. Como uma foliã que ama carnaval, não podia ficar fora. Estou muito feliz com essa vitória”, destacou a rainha.

Pela terceira vez, Cristiano do Nascimento foi eleito o Rei Momo, com uma diferença de apenas um ponto para o segundo colocado. Para o sambista, que é rei da bateria da “Inocentes de Maricá” é uma honra poder representar a cidade no MariCarnaval. “Posso ter participado cinco ou dez vezes, a emoção é sempre a mesma. Frio na barriga, a perna fica bamba. Amo o carnaval e o que esse título representa”, frisou o atual rei Momo.

Disputa do reinado do Maricarnaval

Ao todo, cinco candidatas se disputaram o posto de rainha do carnaval, mas uma das candidatas não participou. Além de Helenn Martins e Thayna Moraes, concorreram Lorena Garcia, de 21 anos, e Taylane Gomes, de 26 anos. Já para Rei Momo, quatro candidatos se inscreveram: Cristiano do Nascimento (eleito), Anderson Magalhaes, de 21 anos, João Pedro Drumond, de 22 anos e Maurício de Souza, de 26 anos.

Presidindo o júri, o carnavalesco, produtor artístico e atual comentarista de Carnaval da Rede Globo, Milton Cunha, falou da importância de um concurso que é realizado em praça pública. “Carnaval é uma linguagem popular. O povo tem que estar junto. É essencial abraçarmos os moradores. Não é um concurso elitizado. Adoro Maricá”, destacou o jurado, acrescentando que o equilíbrio de samba no pé, simpatia e carisma são os requisitos fundamentais para a escolha da corte carnavalesca. “É uma honra poder escolher a corte do carnaval de Maricá. Agradeço o carinho dos moradores dessa cidade que adoro. Estou muito feliz em estar hoje aqui”, completou a atriz Viviane Araújo.

Concurso

O secretário de Turismo, Robson Dutra, ressaltou a importância do evento para a cidade. “Esse concurso é tradicional em nossa cidade que abre o carnaval, que é um das festas mais bonitas do nosso município. Percebemos no olhar das pessoas a alegria de estar aqui festejando”, declarou.

O presidente executivo da Lacam, Bruno Duné, destaca que o concurso faz parte do cronograma da liga, assim como os blocos e os eventos pré-carnavalescos. “Estamos hoje coroando a corte carnavalesca. A Rainha e Rei Momo receberão o prêmio de R$ 3 mil, cada e a princesa, R$ 1,5 mil, além da missão de representar o carnaval da cidade nos diversos eventos que serão realizados”, afirmou.

Moradoras do Centro, a corretora de seguros, Renata Trajano, de 34 anos, e sua filha Jennifer Rodrigues, de 16 anos, prestigiaram pela primeira vez o concurso. “Que evento sensacional. Alegria contagiante, ambiente familiar e muita segurança”, disse.

A avó Neuci Curvelo, de 64 anos, sua filha Vivian Curvelo, de 37 anos, e sua neta Maria Eduarda Curvelo, de 12 anos, fazem questão de comparecer todos anos na escolha da corte carnavalesca. “Sempre estamos aqui pra nos divertir, sambar e torcer pelas candidatas. Todas são belíssimas”, ressaltou Neuci.